Sociedade se reúne, em atos públicos, para pedir paz e participação política

Retrospectiva 2003
02/02/2004 18:24

Compartilhar:

Homenagem a embaixador reúne Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/paz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A paz e o combate à violência foram temas de diversos atos realizados na Assembléia Legislativa em 2003. Uma preocupação comum a âmbitos e territórios distintos encontrou eco no Legislativo paulista, e disso são exemplos dois eventos realizados no segundo semestre.

No início de setembro, o Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz prestou homenagem ao embaixador Sérgio Vieira de Mello, morto em atentado contra a sede da Organização das Nações Unidas no Iraque. O diplomata brasileiro fora nomeado representante da ONU naquele país, ocupado pelos Estados Unidos após a guerra que resultou na deposição de Saddam Hussein. Participaram da cerimônia deputados de vários partidos e, entre as autoridades, um dos diretores do escritório da ONU no Brasil.

Mais de dois meses depois, um grupo de deputados foi formado para receber o Manifesto pela Paz com Justiça. O documento foi entregue por uma comitiva liderada pelos pais de Liana Friedenbach e Felipe Caffé, jovens cujo assassinato teve como mentor um adolescente de 16 anos.

Os manifestantes solicitaram a intercessão dos deputados junto ao Congresso Nacional para viabilizar mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente. "Sugerimos a consulta à população sobre alterações das regras de punição de menores que pratiquem crimes graves", afirma ainda o manifesto.

Mas a Assembléia também foi palco de atos públicos que chamaram a atenção para aspectos práticos das atividades políticas e econômicas. Em agosto, por exemplo, cerca de 400 prefeitos paulistas se reuniram, sob a organização da Associação Paulista de Municípios, para protestar contra a queda de repasses do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios. As reivindicações dos prefeitos foram expressas no Manifesto SOS Municípios, que recebeu apoio do presidente do Parlamento paulista, em nome de todos os deputados estaduais.

Ainda no mês de agosto, mais de dez deputados participaram do lançamento do Movimento Político pela Unidade. "Nosso projeto é fomentar a unidade na política, a partir das contribuições de cada agremiação partidária e de cada parlamentar", afirmou na ocasião a deputada federal Luíza Erundina (PSB/SP), participante do evento.

Erundina participou também, em setembro, junto com a deputada federal Zulaiê Cobra (PSDB/SP) e as estaduais Anna Martins (PC do B) e Maria Lúcia Amary (PSDB), do lançamento do Comitê Multipartidário das Mulheres, movimento que pretende ampliar a participação feminina no cenário político nacional. As mulheres também compareceram, em grande número, ao ato que marcou, em 11 de novembro, a passagem do Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher. O evento foi organizado pela deputada Rosmary Corrêa (PSDB).

alesp