Incra reconhece território da Comunidade da Caçandoca


07/12/2005 16:20

Compartilhar:


Na cerimônia de abertura do seminário "Quilombos do Brasil: reconhecimento, regularização e titulação", no dia 2/12, em Ubatuba, o presidente do Incra, Rolf Hackbart, entregou ao presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Caçandoca, Antonio dos Santos, cópia da Portaria publicada naquele mesmo dia no Diário Oficial da União, reconhecendo o território daquela comunidade, passo fundamental para a titulação definitiva da área em favor dos quilombolas.

Rolf Hackbart disse que, com isso, o Estado, sob o governo do presidente Lula, faz justiça ao povo que veio escravizado para o Brasil, ajudou a construir esta Nação, mas não tem seus direitos assegurados como apregoa a nossa Constituição. Afirmou ainda que o Incra fará o mesmo com os territórios de Ivaporanduva, Cafundó e Brotas nos próximos meses.

Presente ao evento, o deputado Simão Pedro (PT), que há 8 anos acompanha a luta daquela comunidade, saudou a luta dos quilombolas e parabenizou a organização do evento e o Incra pelos esforços que vêm fazendo para se fazer justiça. Comentou que "as comunidades de descendentes de italianos, japoneses, libaneses, alemães, espanhóis, entre outras que vieram para o Brasil, hoje se encontram incluídas, menos os descendentes de africanos que para cá vieram forçados e na resistência à escravidão se refugiaram e construíram os quilombos. É por isso que defendemos as cotas nas universidades e a titulação das terras de quilombolas, para apressar a inclusão dos afrodescendentes e garantir-lhes seus direitos".

Também participaram do evento representantes da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (SEPIR), da Fundação Cultural Palmares, da Fundação Nacional de Saúde, do Incra/SP, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania e do ITESP, além de entidades de apoio e pesquisadores do tema.

spedro@al.sp.gov.br

alesp