As abstrações orgânicas de Margarida Barroso definidas pelo movimento no espaço

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
23/04/2007 14:18

Compartilhar:

Vôo dos Lençóis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/_Mbarroso obra lateral.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Margarida Barroso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/m_barroso.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vôo dos Lençóis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/_Mbarroso obra frente.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os escultores de nossos dias não podem ser, por óbvias razões, comparados aos entalhadores em pedras das antigas catedrais. Os que hoje trabalham com pedra, madeira ou bronze não o fazem mais com a idéia que impõe uma solução formal à matéria amorfa.

Desenvolvendo uma abstração que podemos chamar de orgânica, as formas que Margarida Barroso cria são análogas aos do mundo vegetal exótico. A abstração em sua obra não nos parece, pois, absoluta.

Em suas criações de bronze, resina branca jateada e outros metais, a escultora cria formas preciosas que tendem ao decorativo, no sentido positivo do termo, uma vez que utiliza até mesmo iluminação interna para valorizá-las.

Agradáveis ao toque, suas esculturas são combinações equilibradas que transmitem uma impressão de peso e estabilidade. Até mesmo em seus detalhes são completamente esculturais, calorosas, envolventes e controladas.

Suas estruturas possuem uma certa audácia, além de importante contraste. Suas linhas não são definidas pela forma no espaço mas pelo elã e o movimento neste mesmo contexto.

Em Vôo dos Lençóis, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Margarida Barroso demonstra ser tanto artista quanto artesã refinada.



A artista

Margarida Barroso nasceu no Rio de Janeiro, em 1958, onde se formou em psicologia e artes plásticas. É membro da Associação dos Ceramistas do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, entre elas: "Caminho Cultural das Artes Plásticas", Centro de Vargem Grande, RJ (2001); Salão Especial, Espaço Cultural Shopping Via Park, Rio de Janeiro (2002); e Galeria Gourmet, Espaço Cultural Shopping Downtown, Rio de Janeiro (2003). Esteve presente também em diversas mostras coletivas: Galeria de Arte Marly Faro, Rio de Janeiro (1996, 1999, 2000 e 2001); Salão das Artes Plásticas dos Médicos, Oficina das Artes, Rio de Janeiro; Expocult, Rio de Janeiro (1996); V e VIII Salão de Verão, Academia Brasileira de Belas Artes, Rio de Janeiro (1998 e 2002); VII Salão de Artes Plásticas, Academia Brasileira de Artes Plásticas, Rio de Janeiro (1999); V Salão Brasil Arte, Forte Copacabana, Rio de Janeiro (2001 e 2004); Natal com Arte I, II e III, no Shopping Via Park, Rio de Janeiro (2001, 2003 e 2004); VIII Salão Contemporâneo, Shopping Via Park; Rio de Janeiro (2002); Salão de Maio, Sociedade Brasileira de Belas Artes, Rio de Janeiro (2002 e 2004); Salão Feminino, SBBA, Rio de Janeiro (2002); Sala Barna, Grupo Batik International Art Barcelona, Espanha; Salão de Artes Plásticas Feirense, Rio de Janeiro (2004); Arte no Fórum, Rio de Janeiro (2003 e 2004); II Salão de Artes Plásticas, CREA-RJ, Rio de Janeiro (2004); V Salão Elisabeth Kinga, Rio de Janeiro (2004); V Caminho das Artes, Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, Rio de Janeiro (2005); Sonhos na Galeria Spazio Surreale, São Paulo; e Colori del Brasile na Galleria Zanon, Roma, Itália (2006).

Recebeu inúmeras distinções, medalhas de ouro, prata e bronze, destacando-se entre elas: Grande Medalha de Mérito Cultural Elizabeth Kinga, na Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais do Rio de Janeiro; e Grande Medalha de Mérito Cultural Waldemar Marques da Silveira, na ABD Museu Militar Conde Linhares, Rio de Janeiro, RJ (2006).

Suas obras figuram em várias publicações, tais como no Registro de Artes Plásticas, da Editora Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Rio de Janeiro RJ (2003); Anuário Especial ABD, Editora Celso Bastos, Teresópolis, RJ (2004); Rio Art Show, Guia de Artes Plásticas, 18º edição, Rio de Janeiro, RJ; Italia Brasil Arte 2005, Editora e Galeria Spazio Surreale, São Paulo (2005); e Anuário Brasileiro de Arte Plásticas, volume IV, da Editora Roma internacional, São Paulo (2005 e 2006). Possui esculturas em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp