Grampos telefônicos serão investigados por CPI


04/10/2007 16:07

Compartilhar:

CPI das Telefônicas estuda denúncias e reclamações encaminhadas ao Procon de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CPItelefonia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Baleia Rossi, anunciou que a CPI das Telefônicas, presidida por ele e instalada no último dia 27/9, deve concentrar seus trabalhos iniciais na investigação rigorosa dos dois problemas que mais afligem os usuários do setor: a cobrança indevida de serviços não prestados ou nem mesmo contratados pelo consumidor e a má qualidade de grande parte dos planos que as companhias oferecem ao mercado. "A CPI já dispõe de informações concretas que apontam a ocorrência corriqueira dessas irregularidades nas operadoras de telefonia", garante o parlamentar.

Baleia Rossi declarou que ficou impressionado ao constatar que aproximadamente 50% das denúncias e reclamações encaminhadas ao Procon de São Paulo contra as empresas de telefonia dizem respeito a cobranças indevidas de serviços não prestados ou não contratados pelo usuário. "O pior é que normalmente as operadoras de telefonia demoram meses para reconhecer a irregularidade e durante este período continuam enviando a fatura para o usuário, que chega a ter o nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito", lamentou.

Outro problema que a CPI das Telefônicas vai estudar, de acordo com Baleia Rossi, é a inoperância das centrais de atendimento, os chamados call centers, das empresas desse setor, que obrigam o consumidor a ficar muito tempo na linha sem ter sua reclamação resolvida. "Já passou da hora das operadoras de telefone disponibilizarem ao público centros de atendimento pessoal, com profissionais especializados e preparados para receber a reclamação e tomar a providência necessária rapidamente", comentou.

O presidente da CPI também apontou como alvos das investigações a eventual evasão fiscal e os "grampos" telefônicos ilegais. "Esses temas estarão na pauta de prioridades de nossos trabalhos e, com certeza, serão apurados com rigor e profundidade", afirmou.

baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp