Presidente recebe anteprojeto da Política Estadual de Resíduos Sólidos
Clique para ver a imagem " alt="Presidente Sidney Beraldo: "A regulamentação dos resíduos sólidos é importante para combater o desperdício de materiais de construção e de alimentos não só no Estado, mas também no país" Clique para ver a imagem ">
DA REDAÇÃO
"A regulamentação dos resíduos sólidos é importante para combater o desperdício de materiais de construção e de alimentos não só no Estado, mas também no país", afirmou o presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, durante a cerimônia de entrega do anteprojeto da Política Estadual de Resíduos Sólidos, elaborado pelo grupo de trabalho (GT) constituído em 2003 e coordenado pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS). O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5/2, no Salão Nobre da Presidência.
Beraldo destacou, ainda, a importância de o anteprojeto ser resultado de uma iniciativa coletiva: "A experiência da criação de um grupo de trabalho para debater a questão é um exemplo que deve ser utilizado para discutir outros assuntos de relevância para a sociedade paulista".
Segundo Jardim, o grupo de trabalho coordenado por ele conseguiu produzir "não um enunciado de intenções, mas uma política de ações para orientar o poder público quanto a essa matéria".
Com 77 artigos, o anteprojeto, que delineia diretrizes para uma política estadual para o setor, é o resultado de discussões promovidas pelo grupo, que, ao longo de oito meses (foi instalado em maio de 2003), realizou nove eventos públicos, entre audiências e seminários específicos, sempre com participação maciça dos vários segmentos socioeconômicos, organizações não-governamentais, órgãos do Poder Público e meio acadêmico, pesquisadores e estudiosos do assunto.
Para o coordenador do GT, o texto traz as propostas inovadoras de criação de um Inventário Estadual de Resíduos Sólidos, previsto no artigo 3º, e do Sistema Declaratório Anual de Resíduos Sólidos e do Rastreamento, previsto no artigo 4º.
Ele ressaltou, entretanto, que a política dos resíduos só se torna exeqüível se houver diálogo entre os sistemas estaduais de meio ambiente (Seaqua), de recursos hídricos (SIGRH), de saneamento (Sesan) e os respectivos órgãos executores.
Cronograma
O GT estabeleceu um cronograma para finalização das discussões, que estabelece o dia 27 de fevereiro a data-limite para recebimento de emendas ao anteprojeto. A seguir, uma nova fase de debates deve estender-se até meados de abril, quando o anteprojeto passa a ter tramitação legislativa regular.
"Se seguirmos esse cronograma, assumimos o desafio de votar o projeto ainda neste primeiro semestre", destacou o presidente Beraldo, ao finalizar o evento.
Além do coordenador, o GT é integrado pelos deputados Donisete Braga (PT), Jorge Caruso (PMDB), Rodolfo Costa e Silva (PSDB), Giba Marson (PV), Luís Carlos Gondim (PTB), Eli Corrêa Filho (PFL) e Orlando Morando (PL).
O anteprojeto
Resultado de ampla consulta à sociedade, com 77 artigos, o anteprojeto se organiza da seguinte maneira: o rol dos princípios (artigo 2º) e dos objetivos (artigo 3º, incisos I ao IV) restringe-se aos pontos considerados realmente fundamentais, a fim de evitar confundi-los com as ações (artigo 3º, parágrafo único e seus incisos) e com os instrumentos da política (artigo 4º).
Aos resíduos urbanos foi dedicado todo o Capítulo III do Título II. Neste caso, foram estabelecidos princípios gerais, já que essa é uma competência municipal.
Os resíduos especiais vêm tratados no Capítulo VI do Título II, procurando ser um trabalho sucinto, que se restringe a fixar diretrizes para todo resíduo sólido classificado como especial.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações