O Legislativo paulista e o governo de Getúlio - parte IV
DA REDAÇÃO*
Getúlio Vargas editou, em 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garantia a estabilidade do emprego depois de dez anos de serviço, assegurava descanso semanal remunerado, regulamentava o trabalho de menores e da mulher e normatizava o trabalho noturno. Além disso, Getúlio criou a Previdência Social e instituiu a carteira profissional para maiores de 16 anos que exercessem um emprego.
A jornada de trabalho foi fixada em oito horas de serviço. Em 19 de março de 1931, havia sido criada a Lei de Sindicalização, ou seja, os estatutos dos sindicatos deveriam a partir de então ser aprovados pelo Ministério do Trabalho. Em outras palavras, Vargas pretendia assumir o controle do movimento operário nos moldes da Carta del Lavoro, do ditador italiano Benito Mussolini. O presidente objetivava, com esta política trabalhista favorável aos operários, conquistar o apoio das massas populares ao governo e anular a influência da esquerda.
Novos partidos e anistia
Em 1944 começam a chegar relatórios sobre as tropas brasileiras na guerra, que davam conta do desejo de redemocratização.
Em 28 de fevereiro de 1945, a Constituição de 1937 recebeu um ato adicional que possibilitava fixar as eleições presidenciais. Destacaram-se duas candidaturas: a do brigadeiro Eduardo Gomes, que se opunha a Vargas, e a do general Eurico Gaspar Dutra, ministro da Guerra, apoiado pelo governo.
Nesse período criaram-se três partidos políticos: a União Democrática Nacional (UDN), de tendência oposicionista; o Partido Social Democrático (PSD); e o Partido Trabalhista Brasileiro(PTB). Os dois últimos foram criados sob a inspiração de Vargas.
Em 22 de abril de 1945, o presidente decreta a anistia a todos os presos políticos, inclusive a do líder comunista Luís Carlos Prestes. Em 28 de maio fixa também a data das eleições para 2 de dezembro daquele ano.
A oposição temia que Getúlio proibisse a realização das eleições presidenciais. Progredia a conspiração que desejava depô-lo, o que efetivamente aconteceu em 29 de outubro de 1945, quando tropas do Exército cercaram o Catete e o obrigaram. A Presidência foi ocupada por José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal. Vargas exila-se em São Borja.
*Fonte - sites: www.culturabrasil.pro.br - texto do professor Lauryston Gomes Pereira Guerra; e www.psg.com
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações