Desafios e conquistas do Ibama são lembrados em sessão solene
.jpg)
.jpg)
Os avanços e as dificuldades na formulação e execução de políticas de proteção ao meio ambiente foram lembrados na sessão solene realizada por solicitação do deputado Donisete Braga (PT) nesta segunda-feira, 25/5, para comemorar os 20 anos de criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
"O Ibama é um dos principais pilares brasileiros no tratamento da questão do meio ambiente, e um de seus maiores méritos é a credibilidade que conquistou", avaliou Donisete. Ele traçou um histórico da criação do órgão " em fevereiro de 1989, na presidência de José Sarney ", partindo da implantação da Secretaria Especial do Meio Ambiente, em 1973.
"Em 1988, a situação do meio ambiente era caótica. Sem uma política ambiental mais agressiva, havia o risco de estragos irreversíveis", lembrou o parlamentar. "Por isso, nossa homenagem é para todos os que contribuíram para dar às nossas riquezas naturais um órgão guardião exclusivo."
Como representante da sociedade civil, Nina Orlow destacou a necessidade de ampliar a descentralização das políticas ambientais, com maior atuação dos municípios, e a necessidade de fortalecimento dos canais de participação, de que é exemplo a Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada em março passado, na Assembleia Legislativa. "Nossa proposta é que a próxima conferência tenha caráter institucional, seja organizada sob a responsabilidade do Estado", disse Nina.
Falando em nome de todos os superintendentes, José Álvaro Carneiro, que ocupa a superintendência do órgão no Paraná, abordou a necessidade de união e integração das unidades do Ibama em todo o Brasil, já que o país conhece diversos modelos de interação do homem com a natureza, uns pouco agressivos, outros mais danosos ao meio ambiente.
A integração apontada por Carneiro também foi abordada por Anselmo Forneck, superintendente no Acre. E um dos caminhos para isso seria o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisama). "O que faço questão de destacar é que na Amazônia, região em que trabalho, nossa tarefa é extremamente áruda, mas há espaço para todos os segmentos, desde que com respeito à legislação ambiental", garantiu.
Os poderes constituídos e a sociedade devem lutar lado a lado pela consolidação do Sisama, propôs Analice Pereira, superintendente do Ibama em São Paulo. Agraciada com uma placa alusiva ao aniversário da entidade, ela estendeu a homenagem a todos os departamentos e funcionários do órgão.
Analice relatou avanços no setor durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o plano nacional de recursos hídricos. "Mas também enfrentamos lutas cada vez mais duras e ataques de setores que buscam atingir as instituições ambientais", como a construção de estradas sem licenciamento e o estímulo ao latifúndio na região amazônica. "Temos que reagir, reforçar trincheiras. E uma delas é o Ibama", disse.
A necessidade de ouvir as comunidades em todos os lugares é um complemento a ferramentas de caráter tecnológico, como os satélites, observou o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco. "O Ibama tem de ser a voz dos que não têm voz para defender o meio ambiente", observou. Ele também destacou o trabalho integrado e solidário que o órgão exerce e a necessidade de superar dificuldades para o funcionamento do Sisama e de integrar Estados e municípios nesse trabalho.
Funcionários e superintendentes do Ibama compareceram à cerimônia, na qual alunos das escolas estaduais Jardim Rosina e Irene da Silva Costa se manifestaram a favor do cuidado com o meio ambiente como uma necessidade para garantir a vida das gerações futuras. Uma atitude que não deve descuidar, por exemplo, da destinação de recursos financeiros pelo Poder Público. A média nacional de verbas destinadas ao meio ambiente pelos municípios corresponde a 0,4% de seus orçamentos, afirmou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações