Contra instalação de presídio em Registro


19/02/2009 19:06

Compartilhar:


"A informação de que Registro teria sido escolhida pelo governo do Estado para sediar um presídio de segurança máxima, a ser construído ainda em 2009, provocou um clima de revolta na cidade", afirmou o deputado Fausto Figueira (PT). Uma reunião foi convocada pela prefeita Sandra Kennedy (PT), no dia 17/2, permitiu que várias lideranças locais manifestassem rejeição à ideia do governo tucano.

No dia 2/3, às 10h, a prefeita e o deputado terão uma audiência com o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto, para expressar desacordo com a pretensão do governo.

Segundo reportagem do Diário de Iguape, Sandra Kennedy explicou que ao assumir a prefeitura ouviu "boatos" da possível vinda de uma penitenciária para a cidade. Ao oficiar a Secretaria de Administração Penitenciária foi informada de que a área, próxima ao bairro Chá Ribeira, já estava sendo desapropriada pela Procuradoria Geral do Estado e que a instalação estaria prevista para o segundo semestre de 2009. De acordo com o secretário Antônio Ferreira Pinto, "o modelo que melhor atenderá a demanda de infratores da região é uma penitenciária de segurança máxima, para 756 vagas".

Durante a audiência pública, ainda segundo notícia do Diário de Iguape, a prefeita deixou clara sua insatisfação quanto a essa iniciativa do governo. "O Vale do Ribeira tem a mesma população de um bairro de cidade grande e nem todas essas cidades possuem uma penitenciária", afirmou Sandra.



fausto@faustofigueira.com.br

alesp