Cidades do interior paulista poderão sediar treino de seleções da Copa 2014

Seminário Copa 2014
09/02/2010 19:15

Compartilhar:

Claury Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/Sec Esportes EstSP Claury Alves Mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Polo Del Nero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/COPA2014Marco Polo Del Nero Fed Pta Fut02MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Luiz Barretto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/Min Turismo Luiz Barreto mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Walter Feldmann<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/Sec Esportes Walter Feldman mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Seminário foi aberto pelo presidente em exercício da Assembleia, deputado Conte Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/seminario copa b MAu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cidades paulistas com estádio e estrutura hoteleira compatíveis com exigências da Fifa poderão sediar treinos de seleções de futebol que estarão no Brasil para disputar a Copa 2014. "Todos os prefeitos deveriam ficar atentos. Pretendemos trazer 32 seleções para São Paulo que terão que treinar aqui. Isso poderá envolver outras cidades", afirmou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, durante a abertura do Seminário Internacional de Futebol " Copa 2014, que se realiza na Assembleia Legislativa de São Paulo de 9 a 11 de fevereiro. A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, lembrou que 80 municípios paulistas já se credenciaram na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, "colocando-se à disposição como roteiro turístico." E acrescentou: "Queremos muito viver a magia da Copa, ser um centro de treinamento e receber uma seleção."

A cerimônia de abertura do Seminário contou também com a presença do ministro dos Transportes, Luiz Barretto; do secretário de Estado de Esporte, Lazer e Turismo Claury Alves; do secretário de Esporte, Lazer e Recreação do município de São Paulo, Walter Feldmann; do vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin; do presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho; dos presidentes do São Paulo Futebol Clube e do Sport Club Corinthians Paulista, entre outros. O Seminário foi aberto pelo 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Conte Lopes, e coordenado pelo deputado Vicente Cândido, presidente da Comissão de Esportes e Turismo da Assembleia paulista.

A abertura do seminário ocorreu no mesmo dia em que a Taça da Copa estava em exposição no Memorial da América Latina e em que os dirigentes da CBF negociavam, em Zurique, na Suíça, modificações estruturais que permitirão ao Morumbi sediar o jogo inaugural da Copa, lembrou o secretário Claury Alves. "Estamos empenhados em que o Morumbi abra a Copa", garantiu, lembrando que os investimentos de R$ 20,6 bilhões do governo paulista " 15% do orçamento " em obras de mobilidade e transportes.

O presidente do São Paulo Futebol Clube, Juvenal Juvêncio, sublinhou que, com a Copa, o Brasil e São Paulo, se mostrarão ao mundo. "A Fifa exige 45 mil quartos de hotel na cidade que sediará a abertura dos jogos. São Paulo tem 42 mil. De acordo com o presidente da SP Turismo, já estão aprovadas propostas de construção de hotéis que permitirão ultrapassar o número estabelecido." E continuou: "A Fifa prevê que, na abertura do jogos, será necessária infraestrutura para pouso e permanência em solo de 1.500 aviões particulares. É preciso ter sensibilidade e a Assembleia despertou para isso num momento importante."

Para o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o estádio do Morumbi já é uma arena multiuso e "agora se credencia para ser uma grande arena poliesportiva." Em sua avaliação, o retorno de Ronaldo, Adriano e Robinho a times brasileiros, demonstram a força "de nosso futebol e de nossa economia."

Ao promover um amplo seminário sobre a Copa 2014, a Assembleia "resgata seu papel de centro dos debates políticos e dos interesses de São Paulo", avalia o secretário Walter Feldman. "O Brasil vive um momento de mudança e, na próxima década, o esporte terá papel determinante para alavancar as transformações de nossa realidade."

alesp