Deputada-jovem acredita no poder da informação


03/10/2003 21:28

Compartilhar:

Carolina Lupetti Chaves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/CAROLINA CHAVES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Os projetos de Carolina Lupetti Chaves, 15 anos, que participou no ano passado do Parlamento Jovem paulista, pelo Partido da Educação, estão sempre relacionados com uma preocupação: informar.

Em 2002, seu projeto dispunha sobre a criação de cursos de formação de cidadania nas escolas, onde os alunos, usando o conteúdo do currículo escolar, passariam noções básicas sobre direitos humanos, direitos do consumidor, educação sexual, saneamento básico e reciclagem do lixo para a comunidade que não freqüenta a escola e, conseqüentemente, não tem acesso a tais informações. Este ano, ela pretende participar do Parlamento Jovem com um projeto sobre a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Até a divulgação do Parlamento Jovem em sua escola foi Carolina quem promoveu. Além disso, ela assiste, quase todas as noites, aos telejornais, na companhia dos pais, para se manter informada e sempre discute com eles assuntos relacionados a política, economia e a situação social do país. Gosta também de ler revistas informativas, como Época, Superinteressante e Galileu.

Para ela, "a política é maravilhosa; pena que alguns políticos não saibam usar seu cargo a favor da população". Carolina está animada com o novo governo: "Espero que o presidente saiba usar o cargo em benefício da população mais carente", ressalta.

Outra preocupação de Carolina são os problemas que uma metrópole como São Paulo enfrenta: o transporte público, a educação, a criminalidade. Em sua opinião, os detentos deveriam receber cursos de recuperação e incentivos para reaver sua integridade moral. Quanto ao transporte público, a prefeitura e o Estado deveriam fazer associações com empresas do setor para realizar melhorias. Na educação, ela sugere que os professores e os alunos sejam incentivados e as escolas, reformadas.

A experiência de ser deputada-jovem, para Carolina, foi muito proveitosa. Significou "o pleno exercício da cidadania e mostrou que a política é boa e eficaz quando exercida com responsabilidade". "A experiência abriu meus horizontes e me deu mais responsabilidade", completa.

Carolina está na 1ª série do ensino médio na Escola Técnica Estadual Albert Einstein. Há um grêmio estudantil em seu colégio, mas ela só poderá participar ativamente a partir do ano que vem. "Procuro me empenhar o máximo na vida escolar, pois acredito que somente a educação garante um bom futuro", afirma.

Participe

A 5ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que neste ano vai receber alunos do Ensino Médio, acontece na Assembléia Legislativa no dia 14 de novembro de 2003. Mais informações no site da Assembléia: www.al.sp.gov.br, no ícone Parlamento Jovem

alesp