Assembléia vai expor fotografias de São Paulo dos anos 1869 a 1930

Livro com as obras foi lançado nesta terça-feira pelo Grupo Estado
10/02/2004 20:10

Compartilhar:

São Paulo, no ano de 1911<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/spantigo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cruzamento da rua Direita com São Bento em direção ao viaduto do Chá, em 1911<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/SP Piratininga A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bonde trafega na esquina da rua São Bento com Direita, em 1911 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/SP Piratininga B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Fotos encontradas durante uma reforma no Centro de Documentação e Informação do jornal O Estado de S. Paulo, em meados de 2000, passam agora a fazer parte da memória visual da cidade de São Paulo, no seu aniversário de 450 anos. Algumas centenas de fotos compõem o livro São Paulo de Piratininga: de pouso de tropas a metrópole, lançado nesta terça-feira 10/2, pelo grupo Estado, Santander e Editora Nome. As mesmas imagens ficarão em exposição no saguão do Edifício Altino Arantes, no centro. E, no final de março, a exposição será instalada na Assembléia Legislativa.

Ocultas ao olhar público durante décadas, mais de 700 fotografias foram encontradas em seis álbuns empacotados com papelão grosso. As imagens descobertas retratam múltiplas visões de São Paulo entre 1860 e 1930, fase de transição de uma canhada cidade para a metrópole que conhecemos hoje.

O livro e a exposição, com o mesmo nome, abrem-nos a visão sobre a metamorfose da cidade que foi um pouso de tropas e se transformou na maior metrópole da América do Sul. Do centro histórico, passando pelo Vale do Anhangabaú, a Luz, os bairros da Liberdade, do Braz, Campos Elíseos e Bom Retiro, compõe-se um itinerário de reminiscências de um passado tão longe e tão perto de todos.

alesp