Construção de viaduto em Campinas


24/04/2009 18:53

Compartilhar:

Ana Perugini (esq.) em audiência na Câmara de Campinas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/ANAPERUGINIMETROPOL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O túnel de pedestres projetado sob a Avenida Lix da Cunha, ligando o Terminal Metropolitano e Urbano Prefeito Magalhães Teixeira ao centro de Campinas, finalmente deve sair do papel. Depois de sete meses da inauguração, a Empresa de Transportes Metropolitanos (EMTU) anunciou que vai se responsabilizar pela obra e que, em vez de túnel, será construído um viaduto. A notícia foi dada durante reunião na Câmara de Campinas, solicitada pela deputada Ana Perugini (PT) ao diretor-presidente da EMTU, Júlio Freitas, em audiência no mês de março, quando a comissão que defende obras e melhorias para o sistema de transportes entregou um abaixo-assinado com 40 mil adesões. O viaduto deverá ser entregue no mês de dezembro e o investimento previsto é de R$ 1,6 milhão.

Segundo Ivan Metran Whately, gerente de projetos e obras da EMTU, a obra permitirá que o pedestre tenha ampla visão do terminal, o que proporcionará mais segurança para quem utilizar a passagem. O local inclui também faixa para bicicletas e acesso rápido para veículos de emergência, uma deficiência do atual terminal. Porém, os motoristas devem sofrer alguns transtornos em função da interrupção temporária da avenida para a realização dos serviços. Obras de urbanização, a cargo da prefeitura no entorno do local, também vão desviar o trajeto dos pedestres para trás dos galpões da antiga Fepasa. O trajeto improvisado vai permitir a reurbanização da atual via de pedestres utilizada, outro alvo de críticas da comunidade e usuários do transportes em função da falta de segurança e iluminação adequada.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp