Homenagem à Folia de Reis


11/02/2009 18:37

Compartilhar:


Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional Folia de Reis. Os "Reis Magos", denominados Belchior, Baltazar e Gaspar, passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII. Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Cristo: essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de um tradição originária de Portugal que ganhou força no século XIX, e algumas pessoas iluminadas mantêm viva essa tradição em nossa região, especialmente em Franca.

No dia 15 de dezembro, bastante chuvoso, valeu à pena sair de casa, pois assistimos à paixão que essas pessoas possuem e que mantém acesa a cultura brasileira. A Folia de Reis, com todos os méritos, engrandece nossa alma.

De forma esplêndida e singela, a Câmara Municipal de Franca fez uma homenagem à Folia de Reis, pelas palavras do vereador Nirley de Souza. O deputado Gilson de Souza também falou e se emocionou.

Dentre outras autoridades, o vereador Mambrini e Dr. Joaquim estiveram presentes com participações ilustres. Ouvimos histórias de tradições de famílias, sobre prêmios em festivais de músicas e sobre a paixão gratuita pela cultura e pela música.



deputadogilson@al.sp.gov.br

alesp