Assembléia realiza ato solene em homenagem ao Dia do Cônsul

São Paulo é a segunda maior cidade em representação consular no mundo
27/10/2006 18:59

Compartilhar:

Cesar Augusto de Aguiar e Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cesar augusto e pres01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cesar Augusto de Aguiar, Rodrigo Garcia, Adalnio Senna Ganem e Antônio Carlos Mendes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Consul-beto-0006.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 27/10, ato solene em homenagem aos cônsules. Integraram a mesa do evento o presidente da Casa, Rodrigo Garcia, o cônsul de Chipre e presidente da Associação dos Cônsules no Brasil (Aconbras), Cesar Augusto de Aguiar, o assessor especial para assuntos internacionais do governo do Estado, embaixador Adalnio Senna Ganem, e o capitão-de-fragata Antonio Carlos Mendes, representante do 8º Distrito Naval.

A Aconbras foi fundada em São Paulo, que é a segunda maior cidade em representação consular no mundo, perdendo apenas para Nova York. O presidente da entidade falou sobre as principais funções dos integrantes de um corpo diplomático.

Aguiar explicou que há cônsules de carreira e cônsules honorários. Os primeiros são estrangeiros e pertencem ao quadro do Ministério de Relações Exteriores de seus países. Já os honorários são brasileiros e, por sua representatividade junto à sociedade, são indicados para a função. Aguiar destacou que as representações diplomáticas não podem discriminar os cônsules por conta de uma titulação formal.

O presidente da Aconbras disse que todos aqueles investidos de representação consular têm a importante função de garantir o respeito à comunidade que representam, de realizar acordos diplomáticos e de promover intercâmbios tecnológicos e culturais.

Para o embaixador Ganem, o governo estadual e a Aconbras têm desenvolvido um excelente trabalho de cooperação e parceria nas relações internacionais do Estado.

O presidente Rodrigo Garcia encerrou o evento afirmando que o corpo consular tem proporcionado à Assembléia a oportunidade de receber autoridades internacionais e de discutir temas de interesse do Estado e das nações. "São Paulo pode perder no número de representantes para Nova York, mas ganha na força da participação de sua comunidade estrangeira no desenvolvimento do Estado, uma vez que possui um corpo consular de magnitude."

Segundo o presidente da Casa, aquele ato solene foi uma das formas que o Legislativo encontrou para homenagear o trabalho do corpo consular, voltado ao estreitamento das relações entre as comunidades estrangeiras e o Estado de São Paulo.

alesp