Secretário Portella expôs planos do quadriênio para o transporte


16/01/2008 18:20

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Reunião com secretário Portella<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/secretario portella b.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Luiz Portella, secretário de Transportes Metropolitanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/secretario portella.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As comissões de Transportes e Comunicações e de Assuntos Metropolitanos reuniram-se, em setembro, com o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, para discutir o plano de gestão de transportes para o quadriênio 2007/2010. Os objetivos da secretaria, conforme Portella, são: acelerar o processo de modernização da malha da CPTM, expandir a rede do Metrô e racionalizar o transporte sobre pneus. Está programada a ampliação do transporte ferroviário (metrô e trem) para 323 km de extensão, com o apoio de dez terminais e 33 km de corredores de ônibus agregados. O fluxo de passageiros atual está em torno de 6,4 milhões, sendo que 75% deles utilizam a ferrovia.

A linha verde do metrô vai ganhar três estações novas: Tamanduateí, Sacomã e Vila Prudente. As obras da linha amarela devem ser entregues até dezembro de 2009. O trecho vai compreender desde a estação da Luz (centro) até a Vila Sônia, num total de 12,8 km de extensão. "A linha 4 vai interagir com as linhas vermelha (3), verde (2) e azul (1)", declarou o secretário. Ele também desmentiu a existência de estudos para a privatização do Metrô e disse que serão criados dois novos cargos na empresa: auxiliar de manobra e agente de estação.

Portella informou que a cidade contará com 240 km de linhas de metrô de superfície. Para isso é necessário modernizar os trens, reforçar a segurança e reformar estações.

A CPTM passará por reestruturação nas linhas B (Júlio Prestes - Itapevi, com baldeação até Amador Bueno), C (Osasco - Jurubatuba), que inaugurou em 17/10/07 a estação Autódromo, D (Luz - Rio Grande da Serra), E (Luz - Guaianazes, com ligação até Estudantes) e F (Brás - Calmon Viana). Sobre o atraso da revitalização da Linha F, que foi abandonada pela gestão anterior, o secretário informou que esse trecho está pautado para recuperação, com inauguração de cinco estações até março de 2009.

A secretaria pretende construir o expresso aeroporto, que partirá da estação Luz, até o aeroporto de Cumbica, com o tempo de percurso estimado em 22 minutos. Ainda para facilitar a vida dos paulistanos, está em estudos o corredor de ônibus de Tucuruvi até Guarulhos. "Há muitos trabalhadores que vão de uma região a outra diariamente", informou Portella.

Em relação ao projeto da Linha Expresso Guarulhos, que está prevista para sair do Brás, com término na estação Parque Cecap, ele informou que o transporte até Cumbica deve ser completado por linha de ônibus, mas não descartou a extensão da linha de trem até o aeroporto. Ele considera a obra fundamental, com previsão de início para o ano que vem. Ainda sobre a ligação do aeroporto de Cumbica ao metrô, o secretário afirmou que há estudos para uma extensão de linha férrea a partir da estação Tucuruvi, da linha 1.

Quanto à viabilização do trem-bala, que ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro, o secretário afirmou que o BNDES está administrando as questões de demanda e que São José dos Campos, Taubaté e Rezende poderão receber estações, devido à distância do percurso.

A respeito dos planos para o Corredor Metropolitano de Campinas, as obras serão realizadas em duas etapas: a primeira, que será entregue em março deste ano, terá o terminal de Campinas junto à rodoviária da cidade.

alesp