Ineditismo das audiências é destacado por deputados ao final do encontro em Lins

Audiência Pública em Lins
22/09/2005 13:39

Compartilhar:

Durval Marçola, presidente da Câmara e deputado Ênio Tatto, vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/lins 044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Waldemar Sândoli Casadei, prefeito de Lins (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/lins 048.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes da Audiência Pública em Lins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/lins 108.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Segundo a representante da Associação de Moradores da Vila Popular, Selma Morais, a comunidade negra de Lins anseia pela construção da Praça Zumbi dos Palmares. O vereador Orrelio Rocha, de Lins, destacou a péssima condição da saúde pública na região. "Estamos cansados de ficar implorando verbas ao governo. O ideal é a garantia das verbas para santas casas no próprio orçamento", disse Rocha.

A Santa Casa de Lins também foi a preocupação da vereadora de Lins, Guadalupe Boa Sorte, que ressaltou a necessidade de melhorar o atendimento regionalizado do Iamspe. Pediu ainda a instalação da Fatec e a pavimentação de bairros de Lins.

A recuperação de vicinais foi lembrada pelo sindicalista rural Nelson Castanho. Ele pontuou outras demandas: ampliação do Programa Melhor Caminho, mais segurança no campo, concurso para técnicos da Secretaria da Agricultura, crédito para pequenos e médios agricultores, implantação de entreposto intermunicipal e expansão do Programa de Microbacias.

Em nome dos funcionários do Itesp, Jose Ferreira pediu melhor infra-estrutura para os assentamentos rurais e reajuste salarial para sua categoria.

Guaimbe

O vereador de Guaimbe, Cláudio Silva, defendeu as rádios comunitárias e pediu incentivos para as mesmas que, segundo ele, desenvolvem um trabalho de serviço público. A saúde também fez parte de seu discurso, falou dos vários hospitais que foram fechados na região e da desqualificação do hospital de Guaimbe. "Deve ser feito um redimensionamento dos recursos aplicados na Saúde. Nossa cidade ganhou uma UTI neonatal que nunca foi usada e poderia ser útil em outro município."

Albertino Brandão, vice-prefeito de Guaimbe, pediu uma creche, a cobertura da quadra da escola Belmiro Rocha e três pontes metálicas.

O radialista Alexandre Vicente pediu atenção para o loteamento Nossa Senhora Aparecida 5, que precisa de infra-estrutura de água, luz e esgoto. Atendimento para idosos, com criação de clube da terceira idade, e computadores para creche de Guaimbe foram os demais pedidos de Vicente.

Deputados

Ricardo Castilho, 3o secretário da Assembléia, recordou seu passado político de lutas na região e se colocou à disposição para atender a população.

O deputado Pedro Tobias destacou que a saúde merece prioridade e que a iniciativa da comissão é valida porque, pela primeira vez, o interior do Estado tem o mesmo tratamento dado a Grande São Paulo no que se refere a sugestões para o orçamento.

Waldir Agnello, membro da comissão, afirmou que nem todos os pedidos poderão ser contemplados, mas que a comissão tem obrigação de ouvir todas as reivindicações.

O relator do orçamento, Edmir Chedid, explicou que o governo do Estado não especifica no projeto orçamentário quais localidades vão receber determinada verba. "É preciso pontuar quem e quanto cada um vai receber de recurso."

Segundo Chedid, o orçamento tem excedente financeiro enquanto a região de Lins tem, segundo dados do Seade, um montante muito pequeno de repasse do ICMS. "Por isso, a importância de uma reforma tributária que altere os critérios de distribuição desse imposto e mude esse quadro."

Em seguida, o deputado citou os pedidos feitos e falou sobre a projeção de crescimento da receita paulista o que, segundo o relator, pode propiciar o atendimento de muitas demandas.

alesp