Através de uma cuidadosa pesquisa fotográfica, Rita Ruiz indaga os aspectos culturais e sociais do nosso sincretismo religioso, registrando cerimônias e rituais afro-brasileiros. As fotos produzidas e objeto de seu trabalho de graduação são o resultado da dúplice identidade de artista e fotógrafa que ama profundamente seu país, com o qual divide a coerência emotiva e sentimental.A escolha da fotografia é significativa de sua formação cultural numa terra onde a imagem fotográfica passou a ser respeitada recentemente como uma forma de comunicação privilegiada.Rita Ruiz é o exemplo de alguém que fotografa não para produzir somente imagens, mas de quem, por meio do instrumento fotográfico, estabelece com a realidade uma relação que lhe permite conhecer suas próprias origens.Suas imagens são bem brasileiras: tanto a impecabilidade técnica e artística quanto a fidelidade estilística constituem atributos indissociáveis de suas fotos. Os temas são enfocados no centro da imagem. Eles se propõem numa seqüência que cria movimento, ritmo e musicalidade. Seu fundo nunca é banal: ele interage com o tema e explica quais elementos externos contribuíram para fazer dele o que é.As seis fotos impressas em papel metálico da série "O Movimento da Luz na Dança dos Deuses", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, demonstram a versatilidade de Rita Ruiz ao aderir a dois mundos tão diversos: a dureza da vida da metrópole em contraposição a uma dimensão ainda poética do homem brasileiro.A artistaRita Ruiz, pseudônimo artístico de Rita de Cássia Castro Ruiz, nasceu em São Paulo, em 1979. É bacharel em fotografia com habilitação em fotografia aplicada pela Faculdade Senac de Comunicação e Artes de São Paulo (2001/2005).Participou do curso "Fotografia " Cor", ministrado pela Techimage (2000), e do seminário "Textos Seminais para a Fotografia no Brasil", organizado pela equipe técnica de pesquisas em fotografia da Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo (2004).Realizou as seguintes exposições fotográficas:"Casa Aberta", Faculdade Senac de Comunicação e Artes (2004); "Se Essa Rua Fosse Minha"" (de ladrilhos hidráulicos), Museu da Casa Brasileira, e Exposição TCC 2005, Espaço Cultural da Faculdade Senac de Comunicação e Artes (2005); e "Formigueiro", Exposição da IV Turma do Bacharelado em Fotografia do Senac, Galeria Olido (2006).Possui fotos em coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.