Saúde e Educação são prioridades dos municípios da região de Jales

Audiência pública em Jales - TEXTO FINAL A terceira audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento para receber sugestões para o orçamento estadual de 2006 foi acompanhada por estudantes da rede estadual.
11/08/2005 15:35

Compartilhar:

Investimentos do governo para a criação de mais casas de adolescentes foi uma das solicitações na audiência pública para debater o orçamento 2006 em Jales<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/jales 5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerca de 80 pessoas passaram pela reunião realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/jales 4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Participaram da audiência pública para debater o orçamento 2006 em Jales os membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia paulista: Enio Tatto (PT), vice-presidente, Edmir Chedid (PFL), relator do orçamento, e os deputados Waldir Agnello (PTB), Beth Sahão e José Zico Prado, ambos do PT.

Beth é de Catanduva, região próxima a Jales, e comentou o veto do governador às emendas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a educação. "Como poderemos atender a pedidos de instalação de mais Fatecs se o governo sequer equipa as existentes?" questionou a deputada.

Zico Prado afirmou que as autoridades dos municípios, bem como a população, ainda não estão acostumados a discutir o orçamento de forma democrática. "Queremos que vocês participem e que cobrem da Assembléia o retorno das sugestões feitas aqui", disse.

O relator Chedid destacou que, em março do próximo ano, é bem provável que o vice-governador, Cláudio Lembo, assuma o governo estadual e que isso facilitaria o entendimento com a Assembléia, presidida por Rodrigo Garcia, pertencente ao mesmo partido seu e de Lembo, o PFL.

Participação

Cerca de 120 pessoas participaram da reunião em Jales, com destaque para os alunos da Escola Juvenal Giraldelli, que vieram acompanhar a audiência. A duplicação da rodovia estadual Euclides da Cunha é a maior prioridade da região. Marquinho Santana, presidente da Câmara Municipal de São João das Duas Pontas, reforçou a sugestão daqueles que o antecederam, além de solicitar uma unidade da Fatec para Jales e a melhoria da rede de saúde.

Benedito Tonholo, funcionário da Prefeitura de Ponta Linda lembrou a existência de um prédio ocioso (pertencente ao INSS) na avenida Francisco Jales, o qual, segundo ele, poderia abrigar um hospital para atendimento de casos de maior complexidade.

Não só as estradas maiores são motivo de preocupação. Carlos Cardoso quer a pavimentação da ligação Jales " Vitória Brasil e o prefeito de Paranapuã, Cláudio Pereira da Silva, quer a manutenção das estradas rurais, segundo ele, importante meio de transporte da região.

A instalação de um hospital de oncologia em Jales também é unanimidade entre os participantes. O presidente da Câmara Municipal de Aspásia, Odnir Vieira, destacou esse item, além de um reajuste para o funcionalismo público em geral e recursos para Casa do Adolescente de Jales. A adolescência também foi o motivo da participação da vereadora Sandra Rodrigues, de Mesópolis. Ela pediu investimentos do governo para a criação de mais casas de adolescentes.

Regionalização do orçamento

Após a participação do vereador Mauro Lopes, Eduardo Brito, Jediel Zacarias, todos de Jales, e Edson Aquino da Silva, de Três Fronteiras, o deputado Enio Tatto encerrou a reunião sobre o orçamento estadual para 2006. Tatto afirmou que é preciso regionalizar o orçamento com a criação de agências regionais de desenvolvimento em todo o Estado.

Brito pediu insumos para fomentar o agronegócio e afirmou que o Estado deve se voltar mais para pequenas empresas que vêm surgindo na região, como confecções.

O estado de abandono da Ponte de Rubinéia, uma das maiores da América do Sul, foi lamentado por Zacarias, que pediu recuperação da iluminação e da infra-estrutura da ponte.

O vereador priorizou a questão da saúde, com a instalação do Hospital do Câncer em Jales e mais verbas para as Santas Casas da região. Aquino, o último a falar, quer mais empregos e distribuição de medicamentos, segundo ele, em falta nas unidades de saúde locais.

A audiência pública em Fernandópolis, na câmara municipal local começou às 15h30 e está em andamento.

alesp