Saúde e Educação são prioridades dos municípios da região de Jales
11/08/2005 15:35


Participaram da audiência pública para debater o orçamento 2006 em Jales os membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia paulista: Enio Tatto (PT), vice-presidente, Edmir Chedid (PFL), relator do orçamento, e os deputados Waldir Agnello (PTB), Beth Sahão e José Zico Prado, ambos do PT.
Beth é de Catanduva, região próxima a Jales, e comentou o veto do governador às emendas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a educação. "Como poderemos atender a pedidos de instalação de mais Fatecs se o governo sequer equipa as existentes?" questionou a deputada.
Zico Prado afirmou que as autoridades dos municípios, bem como a população, ainda não estão acostumados a discutir o orçamento de forma democrática. "Queremos que vocês participem e que cobrem da Assembléia o retorno das sugestões feitas aqui", disse.
O relator Chedid destacou que, em março do próximo ano, é bem provável que o vice-governador, Cláudio Lembo, assuma o governo estadual e que isso facilitaria o entendimento com a Assembléia, presidida por Rodrigo Garcia, pertencente ao mesmo partido seu e de Lembo, o PFL.
Participação
Cerca de 120 pessoas participaram da reunião em Jales, com destaque para os alunos da Escola Juvenal Giraldelli, que vieram acompanhar a audiência. A duplicação da rodovia estadual Euclides da Cunha é a maior prioridade da região. Marquinho Santana, presidente da Câmara Municipal de São João das Duas Pontas, reforçou a sugestão daqueles que o antecederam, além de solicitar uma unidade da Fatec para Jales e a melhoria da rede de saúde.
Benedito Tonholo, funcionário da Prefeitura de Ponta Linda lembrou a existência de um prédio ocioso (pertencente ao INSS) na avenida Francisco Jales, o qual, segundo ele, poderia abrigar um hospital para atendimento de casos de maior complexidade.
Não só as estradas maiores são motivo de preocupação. Carlos Cardoso quer a pavimentação da ligação Jales " Vitória Brasil e o prefeito de Paranapuã, Cláudio Pereira da Silva, quer a manutenção das estradas rurais, segundo ele, importante meio de transporte da região.
A instalação de um hospital de oncologia em Jales também é unanimidade entre os participantes. O presidente da Câmara Municipal de Aspásia, Odnir Vieira, destacou esse item, além de um reajuste para o funcionalismo público em geral e recursos para Casa do Adolescente de Jales. A adolescência também foi o motivo da participação da vereadora Sandra Rodrigues, de Mesópolis. Ela pediu investimentos do governo para a criação de mais casas de adolescentes.
Regionalização do orçamento
Após a participação do vereador Mauro Lopes, Eduardo Brito, Jediel Zacarias, todos de Jales, e Edson Aquino da Silva, de Três Fronteiras, o deputado Enio Tatto encerrou a reunião sobre o orçamento estadual para 2006. Tatto afirmou que é preciso regionalizar o orçamento com a criação de agências regionais de desenvolvimento em todo o Estado.
Brito pediu insumos para fomentar o agronegócio e afirmou que o Estado deve se voltar mais para pequenas empresas que vêm surgindo na região, como confecções.
O estado de abandono da Ponte de Rubinéia, uma das maiores da América do Sul, foi lamentado por Zacarias, que pediu recuperação da iluminação e da infra-estrutura da ponte.
O vereador priorizou a questão da saúde, com a instalação do Hospital do Câncer em Jales e mais verbas para as Santas Casas da região. Aquino, o último a falar, quer mais empregos e distribuição de medicamentos, segundo ele, em falta nas unidades de saúde locais.
A audiência pública em Fernandópolis, na câmara municipal local começou às 15h30 e está em andamento.
Notícias mais lidas
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Alesp aprova projetos do TCESP que criam programa de aposentadoria e novos cargos no órgão
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações