50 anos do Parque do Ibirapuera


19/08/2004 20:08

Compartilhar:

Marquise do Ibirapuera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/MArquise ibira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Parque do Ibirapuera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ibirapuera.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque do Ibirapuera, projeto inicial realizado pelo grupo arquitetos dirigido por Niemayer <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Projeto grupo Niemayer.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um dos primeiros grandes projetos do arquiteto Oscar Niemeyer e do paisagista Burle Marx, o Parque do Ibirapuera completa 50 anos no dia 21 de agosto.

No início da colonização de São Paulo, a região do Ibirapuera (em tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre ou árvore apodrecida) era uma aldeia indígena, que compreendia uma vasta área que ia além do bairro de Santo Amaro. Em 1906, uma lei estadual transferiu a região para o município.

No final da década de 20, o prefeito Pires do Rio decidiu criar em São Paulo um parque nos moldes dos existentes na Europa e nos Estados Unidos, como o Central Park. Tratando-se o terreno cogitado para a construção da obra - o Ibirapuera - de área alagadiça, um funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, também entomologista e ambientalista, conhecido como Manequinho Lopes, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos com a finalidade de drenar o solo e eliminar o excesso de umidade. Nascia assim o embrião do Parque do Ibirapuera, com um raro acervo de árvores e plantas.

Em 1951, faltando três anos para o IV Centenário de São Paulo, uma comissão formada por representantes da prefeitura e da iniciativa privada foi instituída para elaborar um plano no sentido de transformar o parque num marco dos 400 anos cidade. Apesar dos esforços para inaugurar o Ibirapuera em 25 de janeiro de 1954, data do aniversário do município, isto só foi possível em 21 de agosto, ocasião em que o parque foi entregue à população.

Das construções daquele período, restaram o Parque das Indústrias - atual sede da Bienal e do Museu de Arte Contemporânea (MAC) -; o Pavilhão Ciccilo Matarazzo; o Palácio das Nações, conhecido atualmente como Pavilhão Manoel da Nóbrega, que foi sede da prefeitura até 1992; o Palácio das Exposições; o Palácio dos Estados, atual Pavilhão Armando de Arruda Pereira, sede da Prodam; e o Palácio da Agricultura, atual sede do Detran, além do Ginásio de Esportes, do Velódromo e do conjunto de lagos.

Atualmente, a maior área de lazer da cidade, com cerca de 1,5 milhão de metros quadrados, o Parque do Ibirapuera recebe um milhão de pessoas por mês, que desfrutam de sua área verde, dos shows de fim de semana e de suas atividades esportivas, como o Ginásio de Esportes, ciclovias, quadras e playgrounds. Ainda abriga importantes centros de arte e cultura, como o MAM - Museu de Arte Moderna, a Oca, o Pavilhão Japonês e os Museus do Folclore e da Aeronáutica, além do Planetário e do Obelisco em homenagem aos heróis de 32.

Multifacetado, caótico, receptivo, centro de diversidades e de culturas, o Parque do Ibirapuera é um legítimo representante da cidade que o abriga.

alesp