Reunindo impressões e sentimentos Duxtei decanta a vida rural brasileira


09/06/2008 11:34

Compartilhar:

Duxtei<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/Duxtei.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As obras de Duxtei nos transportam num mundo que se encontra aos confins da memória. As cenas ali representadas constituem fragmentos ou detalhes de uma forma de vida que vêm a nossa mente. São verdadeiras proposições de momentos da vida rural brasileira que ainda nos encantam.

São significativas posições e emblemáticas atitudes num espaço que, não obstante tudo é terrestre dentro de uma atmosfera impregnada de símbolos com referências e cromatismos alusivos.

Duxtei consegue fazer reviver ao observador situações e sentimentos que nos despertam desejos de participação em algo diverso da rotina de nossos dias. Exigente na medida, a artista consegue uma tonalidade luminosa e singular, aplicando uma linguagem para manifestar harmonicamente as impressões e os sentimentos interiores provados frente à realidade.

Encontrar na pintura as formas, a cor, a luz de uma paisagem para realçá-la á uma nova vida constitui o testemunho e o sinal do íntimo élan afetivo que leva a artista à humanização das coisas, que através da operação artística perdem a sua materialidade e inércia e adquirem vida espiritual, tremores e ardores da alma humana.

A obra Os três boiadeiros, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete o grande amor da artista pela natureza de nosso interior, que ela decanta através de tons os mais variados e apaixonantes.







A artista



Duxtei, pseudônimo artístico de Duxtei Vinhas Itavo, nasceu na cidade de Araçatuba em 1947. Formou-se em História. Paralelamente a sua formação de professora de história, função que exerceu na Rede Estadual de Ensino.

Realizou cursos de desenho e pintura com a professora Ângela Paoliello, na Universidade de Araçatuba (1997 e 1998), pintura com os artistas Márcia Porto e Osmar Soares e a partir de 2003, está cursando desenho e pintura realistica com Mauricio Takiguthi em São Paulo. Exerceu as funções de Delegada Regional de Cultura de (1998 a 2001).

Além de se dedicar ao ensino de história durante muitos anos exerce atualmente as funções de professora voluntária de artesanato, tanto na Fundação Mirim (para adolescentes e 3ª Idade) e na Paróquia de São João Batista (para 3ª Idade) ambos na cidade de Araçatuba.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: UNA; Espaço Cultural Banespa Araçatuba; Espaço Cultural do Shopping Araçatuba (1997 e 1998); "Arte Mulher", Museu Histórico Marechal Rondon, Araçatuba; "Pintando Santa Isabel", Santa Isabel; "O Sagrado da Arte", Museu Histórico Marechal Rondon (1998); "Encontro das Artes", Alphaville; Salão de Artes de Catanduva, SP (1999); Salão de Artes de Caraguatatuba, SP; (1999 e 2000); "Brasil meu olhar", Araçatuba; "Brasil 500 Anos", Ilha Solteira, SP; "Monumento Ferroviário", Araçatuba (2000); "Shopping Service", Barueri (2001); Espaço Cultural Shopping Butantã (2002); Araçatuba com Arte, Galeria Lourdes Gilberti, Espaço Cultural do Banco Real, Araçatuba (2003); Araçatuba com Arte, Biblioteca Municipal. II Território de Arte de Araraquara (2004).

Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp