Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - O gesto pictórico de Walmir Binhotti: uma ponte entre o singular e o real


12/07/2010 14:26

Compartilhar:

Uma rosa para a mulher ideal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/MASSARANIuma rosa para mulher idealMAURI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walmir Binhotti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Fotos_-_www.PhotoColordigital.com___(2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A nossa visão cientifica da vida ainda está no estado de magia e de exorcismo enquanto que as possibilidades da mente humana são ainda românticas e ideais. Portanto uma recordação, uma fé constituem o antídoto à rudez da verdade.

Para Walmir Binhotti, pintar é um jogo fascinante e, ao mesmo tempo, alucinante. Trata-se, pois, do próprio jogo da vida sempre em equilíbrio entre o hoje e o amanhã e particularmente para o artista, entre o hoje e o ontem.

Umas das qualidades de sua pintura é envolver o espectador na simplicidade de sua visão, longe de efeitos fáceis e superficiais. Seu cromatismo e sua técnica estão longe de qualquer suspeita de improvisação.

No caso da obra "Uma rosa para a mulher ideal", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o seu discurso pictórico oscila entre a doçura do gesto e a recordação de um passado idealizado, embora projetando uma ponte entre o singular e o real.



O artista



Walmir Binhotti nasceu em Florianópolis, tendo se transferido aos seis anos de idade com a família para Itajaí onde reside desde 1976. Aos 13 começou a interessar-se pela pintura, arte a qual se dedica desde então.

Realizou exposições individuais no Espaço Cultural do Itajaí Shopping em Itajaí, SC (2005); Galeria de Artes de Itajaí, SC (2006); Espaço Cultural CIC, Florianópolis, SC (2007); MASAC " Museu de Arte Sacra, Curitiba, PR (2007); Galeria de Artes de Campos Novos SC, (2007);Espaço Cultural Angeloni, Itajaí, SC (2008); Espaço Empório Pezzini, Itajaí, SC (2009).

Realizou pintura artística para Oktoberfest no ano 2000 para o empresário Nerino Furlan em Blumenau e pintou cenários para espetáculos de Beto Carrero, em São Paulo (2001).

O artista tem se dedicado muito à arte sacra pintando a parede do altar da igreja Sagrado Coração de Jesus em Itapema, SC (1998); Via Sacra no teto da igreja Sagrado Coração de Jesus em Itapema, SC (2003); altar da igreja matriz de São Pedro em Pinheiro Preto, SC (2004); painéis em azulejos para a Igreja Matriz São Jorge em São Jorge d"Oeste, PR (2004/2005); parede do altar do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Novos, SC (2005); "Via Sacra" no Santuário Nossa Senhora Aparecida em Campos Novos, SC (2006); Altar da igreja Matriz de Santo Antônio em Itapema, SC (2007); paredes e teto da Igreja Matriz de São João Batista em Campos Novos, SC (2007/2008); painel em azulejo para o altar da capela Santo Isidoro em Pinheiro Preto, SC (2008).

Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais em Santa Catarina, Paraná e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp