Proibição da construção de usinas nucleares no Estado


23/03/2011 17:15

Compartilhar:


São Paulo poderá ter uma lei proibindo a construção e operação de usinas nucleares no Estado. Essa é a proposta do projeto do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) em tramitação na Assembleia Legislativa. "O Brasil é rico em fontes de energia, temos condições de gerar eletricidade com usinas hidrelétricas e eólicas, então porque adotar alternativas com riscos para a população?", argumenta.

Preocupado com a radiação da usina nuclear de Fukushima, que está assolando o Japão, e com a possibilidade da Usina Angra 3, no Rio de Janeiro, começar a operar em 2015, Gondim quer adotar medidas preventivas para proteger o Estado. "O governo federal pretende construir mais usinas no País e temos de defender São Paulo", afirma o parlamentar.

Gondim acredita que a proposta encontrará barreiras para ser aprovada, mas considera a discussão muito importante. "Muitos poderão dizer que o assunto é de cunho federal, mas há uma brecha na Constituição do Estado. É uma situação que tem de ser revista pelo Parlamento paulista."

Mesmo o Brasil não correndo o risco de ser afetado com terremotos e tsunamis, Gondim em sua justificativa considera a possibilidade de apagões tornarem um caos o funcionamento das usinas nucleares. "No caso do Brasil, um apagão poderia queimar um motor ou gerar falha no sistema de emergência da usina", defende Gondim.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp