Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Vilson Pallaro Jr

Vilson Pallaro Jr.:imagens poéticas que encantam pelo realismo e pela beleza
10/10/2011 11:17

Compartilhar:

Vilson Pallaro Junior <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/VILSON PALLARO JUNIOR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Recolhendo a rede<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/museuMassaranifotospb1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Recordações de infância<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/museuMassaranifotospb.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na sequência de fotografias captadas por Vilson Pallaro Junior, cada imagem é uma surpresa que demonstra como a reprodução fotográfica não tenha nenhum sentido fora de um contexto e de um ambiente de referência.

A objetividade fotográfica está em relação direta com a interpretação pessoal do fotógrafo que visualiza as próprias reações emotivas, sentimentais e intelectuais na realidade que encontra em suas andanças frente a si próprio.

Em consequência reportagem e fotografia artística se fundem, seja iconograficamente que conceitualmente, criando um caminho rico de possibilidades e de agradáveis surpresas.

Vilson Pallaro Junior intervém em suas paisagens para revelar o aspecto surpreendente da criação divina. Enfocando o homem na natureza, esse artista fotógrafo constrói imagens poéticas de grandes dimensões que encantam pelo realismo e pela beleza.

Nas obras "Recolhendo a rede" e "Recordações de infância" doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o timbre, a luz, a delicadeza e a placidez da paisagem implantada nas águas do rio são detalhes que sobressaem. O olhar emotivo e sentimental é filtrado em suas fotos, atenuado pela luminosidade que de uma certa forma dilui todo o arroubo, em função de uma elaborada pesquisa ótica.



O artista



Vilson Pallaro Junior nasceu em 16 de dezembro de 1963, na cidade de Itapuí, interior do Estado de São Paulo. Formou-se em Direito em 1988 e reside na cidade de São Carlos-SP desde 1999.

Sua experiência com a fotografia teve início em 1990, tendo participado a partir de então de várias exposições individuais, destacando-se entre elas, "Trilha do Tempo" no Centro Cultural USP de São Carlos (2008) e na Oficina Cultural "Sérgio Buarque de Holanda" em setembro de 2008. Foi premiado no concurso Arte na Magistratura em maio de 2010; e participou da Mostra de Arte da Granja Viana, no Centro Brasileiro Britânico em São Paulo em 2010.

A convite da Prefeitura de São Carlos, realizou em agosto de 2011, no saguão do Teatro Municipal "Dr. Alderico Vieira Perdigão", uma exposição de suas obras mais recentes sob o título "Gente".

Foi selecionado para participar da Bienal Internacional de Arte de Florença 2011 e da Bienal de Arte Internacional de Roma 2012 e suas obras encontram-se em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp