Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Paulo Solaris

As esculturas de Paulo Solaris exprimem movimento e revelam uma paixão lírica envolvente
01/04/2011 14:07

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Guardião de um legado" Clique para ver a imagem "> Paulo Solaris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/PAULOSOLARIS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Devotado cultor da memória de Ayrton Senna, a quem dedica afetuosa e carinhosa homenagem através de suas criações, o escultor possui o sentido do toque e o do espaço, além de uma compreensão inteligente da estrutura e da forma.

Desde sempre apaixonado incontestável da máquina e de seus movimentos, o artista transmite, nas esculturas que cria, maior amplitude em suas formas espaciais.

Estilizadas ao excesso, elas apresentam efeitos que denotam um sentido estético apurado. São formas fluidas e delicadas que demonstram força e sensibilidade na concepção dos volumes. Embora sua deformação seja expressionista, o rigor do design segue uma concepção dinâmica.

Seus volumes são lisos e em estado de tensão, uma tensão simples mas ao mesmo tempo sensual e artificial. Essa sensualidade é também refinada e elegante. Na maioria de suas esculturas, subindo a partir da base, as diferentes direções dos plenos são harmonizadas com um infalível sentido intuitivo da proporção, em que cada curva, cada sinuosidade se solucionam no movimento seguinte.

Os plenos e os vazios, superpostos ou justapostos, formam imagens no espaço sem criar qualquer ilusão de volume físico. Tudo é formulado concreta e claramente. Por detrás de suas estruturas encontra-se um sentido rítmico e harmonioso do espaço.

Com grande diversificação, explora em suas obras o problema do volume reduzido ao extremo e o da linha no espaço, problema que os construtivistas do início do século 20 transferiram, a seu modo, ao domínio da abstração absoluta.

A exemplo de Archipenko e Lipchitz, dois grandes mestres do século passado, Paulo Solaris adota um estilo semifigurativo. Na escultura "Guardião de um legado", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista parece brincar com o espaço como sobre um instrumento musical. Suas curvas exprimem um movimento e revelam uma paixão lírica envolvente.



O artista



Paulo Solaris nasceu em São Paulo, em 1952. Já aos cinco anos de idade, levado por seu pai, esteve pela primeira vez no autódromo de Interlagos assistindo a uma corrida de automóveis. Desde pequeno, teve como fonte de inspiração para seus desenhos os carros e os aviões, sua outra grande paixão. Para o artista, o que importa não é o fato esportivo, mas sim a plástica desse esporte, as formas, as cores e movimentos, o porquê de o homem correr.

Participou de inúmeras exposições coletivas e salões de arte, entre eles: Salão de Artes Embraer, São José dos Campos, SP (1982); Secretaria do Estado da Cultura, São Paulo, SP; Oficina Cultural da Água Fria Jacob Schick, São Paulo, SP; 5ª Conferência Internacional de Metafísica, São Paulo, SP; Espaço Cultural Merchandise, São Paulo, SP; Instituto Alberto Mesquita de Camargo, São Paulo, SP; Salão de Artes da Universidade São Judas Tadeu (1992), São Paulo, SP; Holiday Inn Hotel, Hollywood, EUA; Espaço Cultural Anton Philips, São Paulo, SP; Hilton Airport Hotel, Miami, EUA (1996); Arte Shopping Barretos, São Paulo, SP; Brazilian Art Show, Washington, EUA (1997); Universidade de Santo Amaro, São Paulo, SP (1999); Salão Tannenwald, Nova Petrópolis, RS; Universidade de Itajaí, Vale do Itajaí, SC; Casa de Cultura de Camboriú, SC (2000); Ford of Coral Gable, Miami, EUA (2002); Galeria Kanvas no Hotel Hilton, São Paulo, SP (2004).

Entre as mostras individuais que realizou, destacam-se: Hotel Transamérica, São Paulo, SP (1993/1998); Amaam, Amigos do Museu de Arte Moderna, São Paulo, SP; 1ª Exposição Nacional de Carros e Motos de Competição, Americana, SP (1994); Hotel Transamérica, São Paulo, SP; 2ª Exposição Nacional de Carros e Motos de Competição; Feira Educart, Parque Anhembi, São Paulo, SP (1995); 4ª Exposição Nacional de Carros e Motos de Competição, Americana, SP; ABN-Amro Bank, São Paulo, SP; Autódromo de Interlagos, São Paulo, SP; Clube Espéria, São Paulo, SP; Hotel Sofitel, São Paulo, SP; Honda Motors do Brasil, São Paulo, SP (1998); Shopping Morumbi, São Paulo, SP; Varig Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, SP; Shopping Eldorado, São Paulo, SP; Hospital Albert Einstein, São Paulo, SP (2001); 2º Estoril Historic Festival, Estoril, Portugal (2003); Shopping Iguatemi, Caxias do Sul, RS; Hotel Meliá, São Paulo, SP (2004).

Recebeu inúmeros prêmios e suas obras encontram-se em coleções particulares e oficiais no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp