Assembléia Legislativa comemora o Dia do Soldado


01/09/2006 17:16

Compartilhar:

Participaram da solenidade militares do Exército, da Aeronáutica, da Marinha e da Polícia Militar de São Paulo.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SoldiadoSoldado 3438-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> General-de-exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho, comandante militar do Sudeste<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SoldiadoSoldado general carvalho-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> General-de-brigada Manoel Morata Almeida, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, general-de-divisão Sergio Luiz Vaz da silva, comandante da 2ª Região Militar e general Luiz Edmundo Maia de Carvalho, comandante militar do Sudeste <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SoldiadoSoldado morata.vaz.carvalho.dep.azevedo.caminati.faro-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 25 de agosto, data do nascimento de Duque de Caxias, é comemorado o Dia do Soldado. Para homenagear o patrono do Exército Brasileiro, a Assembléia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 1º/9, sessão solene que reuniu oficiais das Forças Armadas e da Polícia Militar do Estado.

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nasceu em Vila do Porto da Estrela (a cidade fluminense é hoje denominada Duque de Caxias), em uma família de militares. Foi declarado cadete aos 5 anos. Em 1823, com apenas 20 anos, participou da campanha pelo reconhecimento da independência na Bahia, como tenente.

Promovido a capitão, conduziu a linha de frente brasileira na Guerra da Cisplatina, em 1825. Foi nomeado major e chefiou o batalhão do imperador até 1831. Em 1840, combateu os focos de resistência ao governo central no Maranhão e no Piauí. Como recompensa pela pacificação das duas províncias, foi elevado ao posto de brigadeiro e recebeu o título de Barão de Caxias.

Como comandante das Armas da Corte, reprimiu a Revolução Liberal de 1842 em São Paulo e em Minas Gerais e dirigiu as tropas imperiais contra a Revolta dos Farrapos. Em 1845, Dom Pedro II o indicou para o Senado pelo Rio Grande do Sul. Liderou as tropas do Exército nas Guerras Platinas, em 1851, e exerceu, depois, a presidência da província gaúcha.

Em 1866, chefiou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, conquistando Assunção em 1869. No mesmo ano, recebeu o maior título de nobreza dado a um brasileiro pelo imperador: o de Duque de Caxias. Morreu na cidade de Barão de Juparanã, no Rio de Janeiro, no dia 7/5/1880.

A solenidade

Estiveram presentes à solenidade na Assembléia Legislativa o general-de-exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho, comandante militar do Sudeste; o general-de-divisão Sergio Luiz Vaz da Silva, comandante da 2ª Região Militar; o major-brigadeiro-do-ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, comandante do 4º Comar; e o general-de-brigada Manoel Morata Almeida, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, entre outras autoridades do Exército, da Aeronáutica, da Marinha e da Polícia Militar de São Paulo.

As esposas dos militares foram homenageadas com a entrega do espadim de Caxias, uma cópia reduzida da espada de campanha de Duque de Caxias, de uso exclusivo dos cadetes de Agulhas Negras. Instituída em 1931, a honraria é entregue aos cadetes no 1º ano, em marcante cerimônia durante a Semana do Soldado. A passagem mais significativa da solenidade é o compromisso: "Recebo o sabre de Caxias como o próprio símbolo da honra militar".

A banda do Exército executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino a Caxias, que foram cantados pelos alunos do CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) de São Paulo, que lotaram o auditório Franco Montoro.

alesp