Complexo hospitalar de Bauru é transformado em Hospital-Escola


15/01/2004 16:00

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Alunos na cerimônia que marcou o início do funcionamento do Hospital Estadual de Bauru "Arnaldo Prado Curvêllo" como hospital-escola. Clique para ver a imagem "> Deputado Pedro Tobias (ao microfone).<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/pedrotobiasA150104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado Pedro Tobias (PSDB) participou na manhã desta quarta-feira, 14/1, da cerimônia que marcou o início do funcionamento do Hospital Estadual de Bauru "Arnaldo Prado Curvêllo" como hospital-escola. O complexo hospitalar bauruense recebeu a primeira turma de alunos internos da Faculdade de Medicina da Unesp-Botucatu. São alunos do 6º ano de medicina que passam a integrar a equipe de profissionais que atua na clínica médica do hospital.

Além do deputado Pedro Tobias, o evento contou com as presenças do reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, da diretora da Faculdade de Medicina da Unesp-Botucatu, Marilza Vieira Cunha Rudge, dos diretores do HE, Emílio Curcelli, Carlos Macharelli e Antero Miranda, do professor emérito Domingos Alves Meira, do coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico, Silvio de Alencar Marques, do diretor da Direção Regional de Saúde (DIR-10), Affonso Viviani Júnior, e do secretário municipal de saúde de Bauru, Hanna Saab.

O reitor da Unesp presidiu a sessão solene e saudou o grupo de alunos de medicina que estão iniciando estágio no Hospital Estadual de Bauru. Trindade também fez um agradecimento especial ao deputado Pedro Tobias por ter sido um lutador pelas causas da saúde pública e da Unesp na Assembléia Legislativa, e anunciou que a universidade estuda a possibilidade de implantação do curso de Engenharia Clínica no campus de Bauru.

O diretor executivo do HE, Emílio Curcelli, disse que cada grupo de alunos, formado por oito estudantes do 6º ano de medicina, vai trabalhar em regime de internato no hospital durante um mês. Segundo ele, até o final do ano cerca de 90 alunos do último ano de medicina terão trabalhado no HE.

Curcelli aproveitou a oportunidade para anunciar que a unidade de Queimados do hospital deverá estar funcionando em março, com 17 leitos na enfermaria e 4 na UTI.

Durante seu discurso, o deputado Pedro Tobias alertou os formandos em medicina sobre a necessidade de uma relação mais humana com os pacientes. "Vocês, futuros médicos, precisam resgatar a cultura do exame clínico, ter contato mais direto com os pacientes. Muitas vezes, eles só precisam de atenção e carinho. Aqui no Hospital Estadual de Bauru vocês terão uma infra-estrutura excelente e um número de pacientes de toda a região à espera deste atendimento humanizado", salientou o deputado, que também é médico há 25 anos. Pedro Tobias formou-se em medicina pela Faculdade de Montpellier, na França e, na mesma cidade, fez residência e mestrado.

O hospital dispõe do espaço acadêmico, um alojamento com capacidade para hospedar até 48 estudantes e residentes (médicos que já concluíram o curso de medicina e estão em fase de especialização). O internato em instituição hospitalar para estudantes do quinto e sexto ano faz parte da grade curricular do curso de medicina da Unesp de Botucatu.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp