A autonomia de estrutura e o rigor de timbres na linguagem sintética de Jorge Bussab


A pintura de Jorge Bussab se enquadra na rica tradição pos-expressionista. Trata-se de um paisagista que traça rapidamente conseguindo surpreender até mesmo a passagem do vento, o momento da luz e o jogo das nuvens. Essa rapidez é conseqüência de uma segurança de "metier", de um grande amor pela arte que é tudo em sua vida.
A paisagem desse artista é construída com cores fortes sustentadas com rara perícia por um equilibrado contraponto. O casario é, portanto, envolvido por uma visão rápida e imediata como uma aparição improvisa, interpretado através de uma gama luminosa.
Seu cromatismo pode ser definido de arbitrário, não descritivo, uma vez que não reflete a cor local, embora nobreza de construção e sensibilidade na distribuição da cor estejam presentes em suas obras.
Traços marcantes da personalidade de Jorge Bussab são a energia do traço, acompanhado de modulações e cadências líricas, o corte e a superposição das formas, o sentido pânico da natureza, a tensão interior das estruturas e a concepção unitária da construção.
Em sua obra "Romance", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista procurou a "sua" verdade e a voz para exprimi-la, descobrindo aquele mundo íntimo que, de há muitos anos, busca revelar na tela, através de uma linguagem sempre mais sintética, a autonomia de estrutura e rigor de timbres.
O artista
Jorge Bussab nasceu em São Paulo em 1927. Formou-se em economia e paralelamente desenvolveu trabalhos como ceramista, pintor, gravador e escultor. Estudou e trabalhou com Carlos Blank e Aldo Bonadei em pintura e com Francisco Silva Junior em desenho.
Sua primeira exposição data de 1965 na Galeria Brasileira de Arte, em São Paulo, seguindo-se entre outras: Galeria Azulão, SP (1970); Galeria de Arte Alberto Bonfiglioli, SP (1972, 1973, 1975); Galeria Astreia, SP (1974); Galeria Ângelus, Belém, PA; Casa da Cultura de Fortaleza, CE (1976); Galeria no Sobrado, SP; Museu de Belas Artes, Córdoba, Argentina (1977); Galeria Ars Artis, SP; Galeria de Arte Tamateti, SP (1979); Galeria Paulo Prado, SP (1980); Galeria da Casa do Brasil, Madrid, Espanha (1981 e 1985); Palácio da Magdalena, Santander, Espanha (1981); Lynn Kottler Galeries, Nova York, EUA; Museu da Casa Brasileira, SP (1982); Paço das Artes, SP (1983 e 1984); Museu de Arte Contemporânea de América, SP (1984); Tema Arte Contemporânea, SP; Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, Portugal (1985); Centro Cultural Casper Líbero, SP (1987); Galeria Homs, SP (1992); Casa da Cultura de Santo Amaro (1994, 1995 e 2003); Galeria SESC do Ipiranga, SP (1994); Galeria A Ponte, SP (1998); Espaço Cultural Alto Global, SP e Espaço Cultural Sírio Libanês, SP (1999); Museu Brasileiro da Escultura, SP (2002 e 2006);
Participou de inúmeros salões municipais, estaduais, nacionais e internacionais, destacando-se entre eles: o Salão Paulista de Belas Artes, SP (1976, 1978, 1979); 2º Salão de Artes Visuais, Ministério da Educação, RJ; XLII Salão Paulista de Belas Artes, SP (1978); I Salão Nacional de Artes Plásticas de Poá, SP; XIV Salão de Maio, Sociedade Brasileira de Belas Artes, RJ; III Salão Nacional de Artes Plásticas, RJ; XLIII Salão Paulista de Belas Artes, SP (1979); First American International Arts Exhbition, Los Angeles, EUA (1981); La Jornadas Culturales Ibero Americanas, Santiago de Compostela, Espanha; Jornadas Culturales Brasilenas, Palácio de La Madraza, Córdoba, Espanha (1982); I Bienal Internacional de Arte Postal Portimão, Portugal (1987).
Recebeu inúmeros prêmios, medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, suas obras encontram-se em coleções particulares da Espanha, Portugal, Argentina, Estados Unidos e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações