Frente reúne alunos do curso da Belas Artes da Terceira Idade


18/08/2004 18:27

Compartilhar:

Audiência pública da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Frente pro envelhec C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de pinturas, esculturas e pinturas em cerâmica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Frente pro envelhec B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coral Mestras Cantoras, do Centro de Professorado Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Frente pro envelhec A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Arte na maior idade - Criação e desafios, com esse tema a Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável realizou a 21º audiência pública, nesta quarta-feira, 18/8, a qual compareceram alunos e professores do curso da Maior Idade do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

A mesa dos trabalhos, presidida pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), foi composta pelos professores da escola de Belas Artes Wagner Gallo, Ricardo Puerta e Eliana Hamaoka. Na abertura do evento, a deputada Prandi fez uma breve retrospectiva da escola de Belas Artes, nos seus 78 anos de existência, ressaltando a fidelidade da escola ao objetivo de difundir as belas artes, apesar da mescla, natural, com todos os movimentos políticos da nação. "Em 1997, a faculdade criou o Curso da 3º Idade, demonstrando mais uma vez sintonia com as necessidades humanas e sensibilidade para, pela arte, levar as pessoas da terceira idade ao bem-estar e felicidade", disse a deputada Prandi.

O Coral Mestras Cantoras, do Centro de Professorado Paulista, sob a regência de Heloisa Junqueira, fez uma apresentação de canções de Chiquinha Gonzaga e João de Barro, entre outras.

O evento contou, ainda, com exposição de pinturas, esculturas e pinturas em cerâmica, que mostram releituras pessoais dos mestres, feitas por alunas da Faculdade de Belas Artes da Terceira Idade. "O curso da Maior Idade objetiva atender as expectativas desta fase da vida, apresentando novidades, estimulando processos criativos, desmistificando os preconceitos e, acima de tudo, comprovando na prática que a força de vontade aliada à técnica colocam a razão e a emoção em equilíbrio", explicou o professor Ricardo Puerta.

Depoimentos de alunas demonstraram as vantagens do curso, principalmente o aumento da auto-estima, a realização de sonhos adiados e o conhecimento, às vezes surpreendente, das próprias capacidades.

alesp