M. R. Carvalho: eloqüente na sua simplicidade, pinta a natureza com cores firmes e generosas


11/08/2008 19:14

Compartilhar:

M. R. Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/mrcarvalho corte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O caminho de casa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/mr1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beleza brasileira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/mr2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Paisagista atenta e precisa, de cores generosas e de pinceladas firmes, M. R. Carvalho interpreta a natureza, de quem é profunda observadora, com extrema fineza. Pintora instintiva, atraída pelas cores que cultiva, procura interpretar de modo pessoal a paisagem do hinterland paulista que constitui sua temática de preferência.

E, é exatamente nessa pesquisa acurada que podemos individualizar a personalidade dessa artista empenhada numa pintura séria que nasce da confluência de motivações e elementos de diversas extrações e naturezas, que convergem livremente numa fusão onde é difícil dividi-los e analisá-los.

Na base de sua pintura, existe, sem dúvida, um fator de expressionismo popular, uma espécie de interpretação cândida e genuína da realidade que lhe permite atingir inúmeras vezes tonalidades convincentes e plenas de vitalidade.

O seu tecido cromático aparece expressivo e vibrante, por uma interna refração que se sobressai ritmicamente através dos espaços com cores soltas e fusas em sensíveis acostamentos. O todo constitui a evocação de uma natureza forte e viva.

A obra de M. R. Carvalho não apresenta estruturas de preocupação intelectual, mas o esforço de se aproximar, o quanto mais possível, em direta e imediata relação com a própria genuína capacidade expressiva.

As obras Beleza brasileira e O caminho de casa, obras doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, testemunham a imediata identificação da artista com a natureza brasileira através de uma pincelada que cria o clima de um conto pacato, distensivo, mas eloqüente em sua simplicidade.



A Artista



M. R. Carvalho, pseudônimo artístico de Marilena Ricci de Carvalho, nasceu em São Paulo no ano de 1951. Foi aluna do Liceu de Artes e Ofícios, onde estudou pintura acadêmica como Prof° Gilberto Geraldo e aquarela com os artistas plásticos Gilberto Raimundo e Geanette Reinis.

Participou de inúmeras exposições, destacando-se entre elas a do: Espaço Cultural da Associação Macrobiótica, SP (1991 e 1992); Sala de Pintura Artística do Acre Clube, SP (1996);Espaço Cultural Mart Center, SP;Galeria de Arte Arlete Mello; V Mostra de Arquitetura e Decoração do Vale do Paraíba, Casa Ambiente, SP (1997); Clube dos Oficiais da PM, SP(1997, 1998 e 1999);I Salão Oficial de Artes Plásticas e Design do Lar Center, SP (1998); 1° Encontro com a Arte Espaço Cultural CIDH, SP (1999); Pintura do 3° Milênio, Espaço Cultural IBIS, SP (2000); 15° Salão de Arte no ACSP de Pinheiros, SP (2002), 1° Mostra Darcy Penteado de Arte, MUBE, SP; "Mitos e Lendas" no S. C. Corinthians Paulista SP; 1° Festival de Cultura Francesa "C"est si bon", Shopping Frei Caneca, SP (2003).

Ministra aulas e workshops no seu próprio atelier e foi catalogada no anuário Artes Plásticas Brasil 1998, vol. 10, de Julio Louzada publicações e possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp