Faculdade de Medicina da Unesp em Franca


08/10/2009 17:34

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/GILSONDESOUZAUNESP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 824/2009, do deputado Gilson de Souza (DEM), autoriza o governo do Estado a instalar a Faculdade de Medicina do Estado no campus da Unesp em Franca. A proposta entrou na pauta da Assembleia Legislativa no dia 16/9 e tramita pelas comissões temáticas da Casa. O projeto especifica a criação da faculdade e estabelece que a lei orçamentária garanta dotações necessárias para as respectivas despesas.

Em sua justificativa, o deputado Gilson afirma que Franca, hoje, pode ser considerada cidade universitária. Com mais de 350 mil habitantes, possui dezenas de cursos de altíssimo nível técnico, frequentados não só por alunos da cidade, mas de toda a região. Entretanto, o curso de medicina é o sonho da população de jovens que se preparam para o curso universitário, o que torna fundamental a sua instalação pelo governo do Estado.

Segundo Souza, os jovens que optam pela medicina são obrigados a deixar a cidade e buscar a opção de estudo em outro centro, o que ocasiona inúmeros transtornos de ordem familiar. Ele pondera que tal situação acaba incidindo diretamente na aprendizagem, além do fator financeiro relacionados às despesas com moradia, alimentação, transporte, entre outras, capazes até mesmo de obstar a realização do curso.

Para o deputado, outro fator que contribui para a imediata efetivação deste projeto é a existência da área, no campus da Unesp, para abrigar a Faculdade de Medicina do Estado. "Esta medida será das mais justas e acertadas e, com certeza, resultará na descentralização do ensino, providência que vem sendo adotada por todos os povos civilizados do mundo", disse o deputado.



deputadogilson@al.sp.gov.br

alesp