Opinião - Hiroshima, nunca mais: uma lição para todos nós


05/08/2009 18:15

Compartilhar:


Às 8h15 da manhã do dia 6 de agosto de 1945, uma explosão luminosa marcou as feições da humanidade para sempre. Naquele exato minuto, um clarão cegou os habitantes da cidade de Hiroshima, no Japão. Um estrondo ensurdecedor e uma nuvem que brotou do solo na forma de um cogumelo gigantesco revelaram a mais poderosa arma de guerra inventada pelo homem. E, com ela, o mundo conheceu a triste possibilidade da completa destruição do planeta por bombas nucleares. A tragédia de Hiroshima deixou mais de 140 mil mortos e cerca de 340 mil feridos. Estes números podem ser muito maiores se considerarmos as mortes que ocorreram posteriormente devido à exposição pela radiação. Mais de 90% das vítimas eram civis.

O ataque atômico às cidades de Hiroshima e Nagasaki, comandado pela Força Aérea Americana, forçou a rendição do império japonês e marcou o fim da Segunda Guerra Mundial, uma página da história que temos vergonha de ter registrado.

Em memória das vítimas da bomba atômica, todos os anos, nesta data, o Partido Verde se manifesta publicamente em todo o Brasil e também nos países onde está representado para repudiar o ato covarde daquele ataque e para condenar de forma veemente a utilização de energia nuclear em todas as suas formas, inclusive naquelas definidas como "fins pacíficos".

O Partido Verde defende uma política de paz e a utilização de formas alternativas de energia, que preservem o planeta e a vida. O pacifismo, oitavo valor dos Verdes, entre os 12 princípios que definem nossa postura, preconiza o desarmamento planetário e o compromisso da não-violência e é um dos principais capítulos de nossa história partidária, que aqui relembramos com muito orgulho.

O Partido Verde surgiu no Brasil em 1986, originário da mobilização de um grupo de ecologistas, artistas, intelectuais, ativistas e ex-exilados políticos que se organizaram justamente a partir do movimento antinuclear, sob a influência das idéias ecologistas e alternativas que vinham da Europa, sobretudo dos Verdes da Alemanha Ocidental.

Hoje, estamos em mais de 100 países e em todos eles temos uma postura clara e incisiva na defesa da preservação de todas as formas de vida e da sustentabilidade do planeta.

Há mais de vinte anos temos levado nossa mensagem à sociedade, e atualmente ela está na pauta de discussão mundial, quando todas as nações se voltam às questões relacionadas ao futuro do planeta e da humanidade, ao enfrentarem as ameaças do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Que o drama de Hiroshima seja uma lição para cada ser humano refletir sobre os danos irreversíveis que a irresponsabilidade humana pode causar. A esperança de um mundo mais justo, melhor, e a defesa de uma cultura de paz estão nas mãos de cada um de nós. Hiroshima nunca mais!



*Camilo Gava é deputado estadual pelo PV na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

alesp