Participação popular em questões de trânsito


31/03/2011 16:04

Compartilhar:

Para o deputado estadual Edmir Chedid seria recomendável que o cidadão pudesse encaminhar provas de crimes no trânsito para as autoridades competentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/CHEDIDTRANSITOw.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a finalidade de promover melhorias às questões relacionadas ao trânsito, o deputado Edmir Chedid (DEM) apresentou moção para que Assembleia encaminhe ao Congresso Nacional uma solicitação de alteração dos artigos 72 e 73 do Código de Trânsito Brasileiro. O parlamentar explicou que a intenção é oferecer condições para que o cidadão participe efetivamente de sua fiscalização.

Pelo art. 72, o cidadão tem o direito de solicitar por escrito aos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito sinalização e implantação de equipamentos de segurança. Como consequência, o art. 73 trata sobre o dever dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito em analisar as solicitações e responder por escrito sobre a possibilidade ou não de atendimento, justificando a análise efetuada.

"Atualmente, o cidadão pode participar apenas da fiscalização de trânsito. Seria recomendável que o cidadão portador de provas do cometimento de atos de infração pudesse encaminhá-las às autoridades competentes. Mas, para isso, não basta que se emita uma autorização, mas que haja meios para a coleta e o gerenciamento dessa participação", disse Edmir Chedid.

O parlamentar explicou que a medida não tem por intenção impor nenhuma regra ao cidadão, mas de oferecer condições para que todos possam proceder de maneira legal à fiscalização do trânsito.



echedid@al.sp.gov.br

alesp