Revisão de tarifas de pedágios


09/05/2011 12:42

Compartilhar:

Ana Perugini (4ª à esq.) participa de fórum na Câmara Municipal de Campinas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/ANPERUGINIPEDAGIOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma associação de usuários das estradas paulistas pode ser formada a partir das iniciativas da deputada Ana Perugini (PT). A proposta surgiu no 2º Fórum de Debate sobre os Pedágios Paulistas na RMC (Região Metropolitana de Campinas), realizado no dia 28/4, na Câmara Municipal de Campinas. Outra sugestão é acionar o Ministério Público do Estado (MPE) para que as promotorias locais possam cobrar revisões das tarifas de pedágio, nas cidades onde se encontram as praças.

A associação agruparia a sociedade civil sob um mesmo interesse e a representação junto ao Ministério Público seria uma forma de garantir que as tarifas de pedágios paulistas sejam justas. Ana alertou que as tarifas abusivas afetam até mesmo os cidadãos que não utilizam as estradas, pois os pedágios acabam embutidos no preço final dos produtos e serviços consumidos diariamente.

Estudo elaborado pela própria assessoria da parlamentar, diz que a RMC tem o maior número de praças e com tarifas mais caras do Estado. Aponta que usuários que partem de Campinas em direção a qualquer uma das 19 cidades que compõem a região têm 83,33% de probabilidade de pagar pedágio.

Participaram do Fórum vereadores da região, o vice-prefeito de Campinas, Demétrio Villagra, o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, o presidente do Sindicato dos Motociclitas de Campinas e região, Edvaldo Lopez de Queiroz, o empresário do setor de transportes de cargas Valmir Brustolin, o coordenador do Movimento Estadual contra os Pedágios Abusivos, José Matos, e o coordenador do Setorial de Transportes e Mobilidade Urbana do PT-SP, Evaristo de Almeida.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp