Posse da secretária da Agricultura


06/06/2011 20:40

Compartilhar:

Sidney Beraldo, Eloísa Arruda, Mônika Bergamaschi, Geraldo Alckmin e Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/AGRICULTURAcidinha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mônika Bergamaschi, secretária de Agricultura e Abastecimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/AGRICULTURAze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, compareceu nesta segunda-feira, 6/6, à cerimônia de posse da nova secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi. Além do governador Geraldo Alckmin, a mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo e pela secretária de Justiça e Defesa da Cidadania Eloisa de Souza Arruda e o ex-secretário de Agricultura, João Sampaio.

Em sua saudação, o presidente Barros Munhoz elogiou a competência e desejou sucesso a Mônika Bergamaschi. Ele lamentou o preconceito que ainda existe no País em relação à agricultura, setor que precisa receber mais reconhecimento, pois "este país é o que é graças à agropecuária". Munhoz, que já foi ministro da Agricultura, pediu ao governador mais recursos para a secretaria, principalmente para os pequenos e médios agricultores, que são a maioria no Estado, e que precisam de crédito, seguro e apoio técnico.

O governador Geraldo Alckmin destacou que Mônika Bergamaschi é a primeira mulher a ocupar a Secretaria da Agricultura desde sua origem, em 1892. Ele também citou o potencial econômico da agricultura e da pecuária paulistas. Entre os objetivos para a agropecuária, o governador apontou a intenção de aumentar a renda do setor, e anunciou ter assinado a redução de ICMS para bens de capital para eficiência energética do setor sucroalcooleiro.

Antônio Antonio Júlio Junqueira de Queiroz, secretário adjunto de Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que estava respondendo pela pasta, fez um balanço das atividades. Ele destacou as ações para a melhoria da competitividade do agronegócio e a ampliação da assistência técnica rural para pequenos e médios agricultores.

A nova secretária Mônika Bergamaschi, engenheira agrônoma pela Universidade Estadual Paulista, atuava na Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto (Abag-RP). Em seu discurso, ela lembrou sua trajetória de 15 anos na valorização do agronegócio, e apontou a necessidade de avançar rumo à economia verde, com o uso de fontes renováveis de energia e com uso consciente da água.

Estavam presentes na cerimônia os deputados estaduais Carlão Pignatari, Welson Gasparini, Samuel Moreira e Pedro Tobias (todos do PSDB), e Jorge Caruso e Itamar Borges (ambos do PMDB), além de deputados federais, prefeitos representantes de associações e entidades de classe do setor da agricultura e autoridades ligadas ao agronegócio.

alesp