Museu de Arte - Bruna Polsinelli


09/11/2011 16:41

Compartilhar:

Recanto de Paz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/museuRECANTODAPAZ.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruna Polsinelli <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/museuBRUNAPOLSINELLI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Bruna Polsinelli pinta paisagens que transmitem harmonia e paz



A linguagem narrativa de Bruna Polsinelli é fruto evidente de uma serenidade interior, de uma serenidade de espírito. São paisagens ricas "podemos dizer de solidão", que nos convidam a rememorar dias maravilhosos de nossa vida. Seu cromatismo é suave, mas também desenvolvido com diversidade de tons e com uma agradável conclusão da mensagem.



Artista sensível aos valores naturais, desenvolve profundas harmonias numa síntese de absoluta pureza de visão artística poética. Sua pintura possui uma característica particular: ela reflete os sentimentos mais sinceros da alma da artista, que nada esconde de si próprio e dos outros.



O modo espontâneo de pintar de Bruna Polsinelli tem como efeito manifestar quanto é agradável a visão do sol num campo aberto ou o silêncio da noite sobre uma natureza adormecida. São elementos plásticos que nas paisagens adquirem um valor próprio feito de intrínseca beleza.



Não são raros os recantos vistos e fixados na memória que a artista passa para a tela com serenidade narrativa e delicadeza. Cada tema de suas paisagens se transforma em luz que vibra inteiramente da carga humana que a artista impregna. A obra "Recanto de Paz", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, transmite essa excelente sensibilidade artística.



A artista



Bruna Polsinelli nasceu em Frosinone, Itália, em 1949, transferindo-se para o Brasil com a família em 1955. Após residir em Santo André, desde 1982 mora em São José do Rio Preto, onde foi diretora da Escola Supletivo Ateneu (1993) e orientadora e professora de artes plásticas no Centro de Reabilitação Neurológica (1994-1997). Desde 1994, é orientadora e professora na Sociedade Educacional Tristão de Athaíde.



Formou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo (1979). Especializou-se em História dos Sistemas Econômicos e Sociais (1988) e obteve licenciatura plena em pedagogia na União das Faculdades Francanas, em Franca (1989).



Especializou-se também em psicologia educacional, pela Fundação Educacional de Votuporanga (1993), e em holística, na Fundação Cidade da Paz, Brasília (1994). Estagiou na The Findhorn Foudation, em Forres, Escócia, Inglaterra (1996).



Sua primeira exposição é de 1974, em São José do Rio Preto. Participou

ainda de mostras nas cidades de Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto (1982), Matão (1983-1984) e Estrela D"Oeste (1984); Museu de Arte do Teatro Municipal de São José do Rio Preto (2001); Galeria Malli Vilas Boas e Espaço Cultural São Marcos, São Paulo (2005); Piola São Paulo Higienópolis e Organização Paulista de Arte, São Paulo; Galerie Patrick Bulcain, Honfleur, França; e Câmara Municipal de São Paulo (2006).



Recebeu diversos prêmios e menções honrosas. Foi selecionada para o livro 50 Anos de História de Nossa Gente (2000) e para o Dicionário Rio-Pretense de A a Z. Possui obras em coleções particulares de Minas Gerais, Bahia e São Paulo e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp