Através de superposições da matéria e da cor, Fafi Mizrahi transmite o místico e a realidade

Emanuel von Lauenstein Massarani
03/04/2003 16:31

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Luzes do Dia" Clique para ver a imagem ">

O novo realismo possui mil facetas; o de Fafi Mizrahi rompe com cores fulgurantes e se projeta em formas plásticas entrelaçadas. A fantasia alcança um emaranhado de cores fortes e nos espaços por onde penetra a luz, a lembrança da realidade se recupera enquanto emoção.

No "compacto cromático" dessa artista está evidenciada a emotividade de um temperamento livre e ancestral que age sobre o fator psicológico cor-espaço, carga essa que se concretiza na dinâmica intuição-emoção. Lá, onde as cores regurgitam e possuem o movimento do magma, temos uma deflagração das formas. O "objeto" da figuração é somente um "dado revivido".

Sensível ao espetáculo da vida, Fafi Mizrahi domina os seus temas sem a mínima idéia pré-concebida e nos comunica suas emoções. Procurando colher a essência da vida, lança-se no contraste das cores. Seus quadros extrapolam das medidas em que são enquadrados e tendem a expandir sua mensagem figurativa.

"Minhas telas e formas recortadas são imagens do meu universo. São as janelas por onde traduzo minhas emoções, minhas sensações e minhas impressões sobre o mundo; como eu vivo nele e como ele me afeta. Representam tudo aquilo que eu gostaria que fosse melhor, mais vivaz, mais alegre...", assim se define a artista Fafi Mizrahi.

Com efeito, ela possui o sentido do místico e da realidade que simboliza através de admiráveis superposições de matéria e de cor. Suas obras "Razão de Sensibilidade", uma forma recortada em madeira, e "Luzes do Dia", em acrílico sobre tela, doadas ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, evidenciam uma dinâmica plena, quase nos transportando em direção de visões inéditas, de uma natureza sem precedentes, ricas como crisálidas.



A Artista

Fafi Mizrahi nasceu em São Paulo, no ano de 1975. Autodidata, iniciou-se no desenho e na pintura aos 15 anos. Ingressou na Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Mackenzie em 1993, formando-se com mérito no curso de Desenho Industrial em 1997. Trabalhou como desenhista de moda e estamparia, criou vitrines e cenários, desenvolveu imagens para industria cosmética, ajudou a montar uma peça teatral e foi ganhadora de um concurso de criação de logotipos.

Estudou fotografia, modelagem, pintura, gravura, cinema, história em quadrinhos e marcenaria para viabilizar seus projetos. Realizou pós-graduação em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado em 2002.

Participou de inúmeras exposições coletivas e particulares, destacando-se entre elas: Galeria de Arte Santa Fé (1998); SP Tower (1999); Galeria Canto das Artes; Casa da Fazenda do Morumbi; Prodam - Parque do Ibirapuera (2000); Galeria de Arte A Hebraíca; "Catálogo Arte e Artistas" do MAM; Blue Tree Towers Morumbi, São Paulo (2001); Salão de Arte de Maceió; Galeria M. Mizrahi; Espaço Cultural Brasilton Contagem, Belo Horizonte; Sala São Paulo, Estação Júlio Prestes, São Paulo; Escola Superior de Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; Salão de Artes Plásticas de Itapetininga; Hotel Meliá Iguatemi; Espaço My Guest; Museu de Arte Moderna, São Paulo (2002); III Salão de Arte Contemporânea - Conjunto Cultural da Caixa - São Paulo (2003).

alesp