A dinâmica expressiva de Kenneth Ogungbemi denuncia uma sofrida e contínua procura

A relação entre imagem e conteúdo ideológico na pintura de Kenneth Moses Ogungbemi impõe a força do traço, a composição das máscaras, a vivacidade dos tons, que se originam de uma tensão constante na relação interpretativa com a realidade objetiva.
Sua formação intimista é o "espaço moral". É também o esquema principal em volta do qual se projeta não somente o discurso crítico, mas a mais subjetiva fantasia do artista.
Sua dinâmica expressiva denuncia uma sofrida e contínua procura. Trata-se de um florescer de novas imagens abertas à pesquisa da temática, aprofundadas nas mais secretas sugestões. O aparecimento das composições conduz o artista em direção a formas de reflexão e meditação, traduzidas e realizadas numa acepção decisivamente lírica da presença humana, com resultados psicológicos incisivos.
Suas tonalidades cromáticas fazem parte de um módulo inspirativo interior e não de um simples gosto exterior. O motivo estilístico se encaixa harmoniosamente na linha da temática figurativa, mais imaginado que originário da direta realidade, mas reconhecível na rápida evolução da pincelada criadora, que explode em composição de força dramática e ao mesmo tempo hilariante.
Na obra Máscaras, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, as figuras das máscaras parecem grafite, quase a estabelecer uma continuidade na história apaixonante dos homens, pois vale salientar que "o homem do mito" é idêntico àquele de nossos dias.
O artista
Kenneth Ogungbemi, nome artístico de Kenneth Moses Ogungbemi, nasceu em 1972, na Nigéria. Participou de exposições em diversos países, entre eles Nigéria, Brasil, Bulgária, África do Sul, Cuba, França e Portugal. Esteve presente na 14ª e 16ª Kaduna International Trade Fair; 3ª Enugu International; Joint Oyo, Ondo, Ogun, Osun (1992 e 1994); 7º AOU, AEL All African Trade Fail and Tourism Fail; IMC, Nicosia, Chipre (1997); XV Salão Afro-Brasileira, Londrina; VII Bienal de Havana, Cuba (2000); Espaço Cultural Tão Sigulda (2001 e 2002); I Salão Internacional de Artes Plásticas, Colégio Fênix, Bauru; Espaço Cultural Aricanduva (2002); Secretaria da Cultura de Santos; Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, Santos; Museu de Assis; Faculdade de Ourinhos; 2º Salão Brasiltec Inovação Tecnológica (2003).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações