Recursos federais para pesca artesanal em Iguape


16/07/2009 15:38

Compartilhar:

Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/PRANDIPESCA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após anos de luta em defesa dos pescadores artesanais de Iguape, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) comemora a notícia de que o governo federal destinará cerca de R$ 3,5 milhões para o setor pesqueiro do município. O investimento inclui a criação de um Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), que será ponto de apoio para toda uma infraestrutura de produção e comercialização de pescado, além de capacitação profissional dos pescadores.

"É uma notícia que coroa com êxito muitos anos de luta. O que lamentavelmente não conseguimos com o governo do Estado, estamos conquistando com o governo federal, que reconhece a importância do setor pesqueiro e do pescador artesanal", destaca a deputada. As novidades foram anunciadas pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altermir Gregorin, que abriu em Praia Grande, no dia 15/7, a 3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca.

Segundo a deputada Prandi, existem em Iguape cerca de 1.500 pescadores artesanais profissionais. "Muitos outros deixaram a atividade porque não conseguiam viver da pesca. Agora, poderão retomar o que fazem tão bem", destaca a parlamentar. Em meio à alegria, a deputada só se entristece ao saber que o ex-presidente da Colônia de Pescadores Z-7 e ex-vereador, Walter Xavier, faleceu antes de poder ver o resultado de sua luta. "Agora, a luta prossegue com seu filho, Beto Xavier, que herdou do pai a disposição para trabalhar em defesa do bem comum", afirma Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp