Assembleia presta homenagem aos 50 anos do Primado do Brasil


29/11/2010 20:00

Compartilhar:

Simão Pedro (3º dir.) presidiu a sessão no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/SolUmbandaMAC03.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Primado do Brasil recebe homenagem na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/SolUmbandaMAC04.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Primado do Brasil reúne quase 2 mil tendas, pregando a cultura de paz, fraternidade e solidariedade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/SolUmbandaMAC02.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação do deputado Simão Pedro (PT), foi realizada, no dia 26/11, sessão solene, no plenário Juscelino Kubitschek, com a finalidade de homenagear os 50 anos do Primado Organização Federativa de Umbanda e Candomblé do Brasil. A organização, fundada em 28 de setembro de 1960, por Félix Nascente Pinto, agrega tendas, cabanas e centros.

"O Primado do Brasil luta na defesa dos direitos das práticas dos filiados, independente do segmento de matriz africana a que pertencem. Organizamos, orientamos na parte litúrgica, cerimonial e material dos trabalhos espirituais, e tratamos da parte legal, ou seja, da documentação para o funcionamento das casas religiosas", declarou a presidente do Primado do Brasil desde 2001, Maria Aparecida Nalessio. "A umbanda é uma religião do povo. Só o Primado reúne quase 2 mil tendas, pregando a cultura de paz, fraternidade e solidariedade. As religiões de matriz africana já foram muito perseguidas no Brasil, mas hoje, apesar do preconceito ainda existente, estamos avançando contra a intolerância. Nesse sentido, é importante que a instituição seja homenageada na Assembleia, a casa do povo brasileiro, essencialmente religioso", afirmou Simão Pedro, que presidiu a sessão.

Estiveram presentes à comemoração à Mãe Maria Imaculada, da Tenda Espírita de Umbanda Santa Rita de Cássia, Regina de Odé e o Pai Aguirre, do Templo de Umbanda Pai Xangô. Além dos citados, compareceram à cerimônia vários pais de santo e representantes de centros e terreiros do Estado de São Paulo.

alesp