Presidente recebe representantes da AES Eletropaulo

Empresa deverá explicar ações para evitar blecautes, semana que vem, na Assembleia
10/02/2011 20:23

Compartilhar:

Carlinhos Almeida, Roberto Di Nardo e Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/PresMunhozAESEletropauloComDepCarlinhosAlmeidaROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Di Nardo, Barros Munhoz, Pedro Bueno e José Antônio Martins <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/PresMunhozAESEletropauloROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Barros Munhoz, e o 1º secretário, Carlinhos Almeida, receberam nesta quinta-feira, 10/2, a visita dos representantes da AES Eletropaulo Pedro Bueno, vice-presidente de assuntos legais; Roberto Di Nardo, diretor-executivo comercial; e José Antonio Martins, gerente de Poder Público, para tratar de assuntos referentes à relação da empresa com o Legislativo.

Primeiramente, Roberto Di Nardo fez explanação sobre as interrupções de energia que aconteceram na cidade de São Paulo na tarde do último dia 8/2. Ocorridos fora da área de atuação da Eletropaulo, os problemas afetaram na primeira ocorrência mais de 650 mil clientes e, na segunda, mais de 350 mil, localizados em 21 bairros do centro e zona sul da cidade.

Houve um desligamento por sobrecarga nos transformadores da subestação Bandeirantes, de propriedade da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). Entre a primeira ocorrência, que durou de 13 a 28 minutos, e a segunda, que ocasionou interrupção no fornecimento entre 7 a 10 minutos, conforme a área atingida, a Eletropaulo acionou seu plano de contingência e remanejou 220 MW de carga, evitando o desligamento de 300 mil clientes.

A Eletropaulo, para evitar futuros problemas, está ampliando suas linhas de transmissão aérea, com previsão de entrega das obras em maio de 2011. A CTEEP também tem prevista a entrega de obras de ampliação em janeiro de 2012.

Na próxima semana, a AES Eletropaulo irá prestar contas no plenário da Assembleia sobre o problema e sobre as ações que estarão sendo tomadas para evitar a repetição do blecaute. A empresa, que é responsável pelo fornecimento de energia da capital e também de 23 cidades de seu entorno, abordará também seus projetos, que incluem a abertura de mais postos de atendimento ao consumidor.

Parcerias com o Legislativo

No próximo dia 1º/3, haverá solenidade na Assembleia para a entrega, pela AES Eletropaulo, do Projeto de Eficiência Energética. A empresa, sem contrapartida do governo do Estado, arcará com o custo de R$ 5,7 milhões para a modernização do sistema de ar-condicionado do Palácio 9 de Julho. A instalação desse novo sistema de ar condicionado irá gerar uma economia anual de R$ 600 mil para o Legislativo.

Em 2001, dentro do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, foi feita a modernização dos sistemas de iluminação, com a substituição de todas as luminárias e lâmpadas fluorescentes antigas por modelos mais eficientes e econômicos. Esta ação se deu através de convênio com a Secretaria de Energia e a Eletropaulo, e gerou economia de mais de 60% no consumo de energia da Casa.

alesp