Questão ambiental é destaque da audiência pública de Taubaté

Audiência pública em Taubaté - TEXTO FINAL
26/09/2005 20:37

Compartilhar:

Carlos Peixoto, Orestes Vanone, Ênio Tatto, Afonso Lobato, Carlinhos Almeida e João Batista de Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Mesa1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orestes Vanone, presidente da Câmara de Taubaté e deputado Ênio Tatto, vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Orestes e Enio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A 30a audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento com o objetivo de colher sugestões da comunidade de Taubaté e região ao orçamento para 2006 foi realizada na Câmara Municipal daquela cidade, nesta segunda-feira, 27/9. Esta foi a última reunião da série realizada nas cidades sedes de governo situadas do Vale do Paraíba. Já aconteceram audiências com a mesma finalidade nas cidades de Cruzeiro, Guaratinguetá e São José dos Campos (esta realizada ontem também na manhã).

Orestes Vanone Filho, presidente da Câmara de Taubaté, destacou a iniciativa da Assembléia de visitar as regiões para verificar as demandas populares. As reivindicações de Vanone foram um novo campus para a Unitau e mais qualidade na segurança publica, com o aumento do efetivo policial.

O vereador Carlos Peixoto esclareceu o que é o Parlamento Regional do Vale, presidido por ele. Trata-se de uma espécie de fórum de discussão da situação socioeconômica das cidades do Vale do Paraíba, no qual, segundo ele, foram ouvidas dos moradores diversas questões que comprometem a qualidade de vida da população.

Peixoto falou sobre o bairro Vila Velha, situado entre Taubaté e Caçapava, o qual precisa de mais investimentos, assim como as estradas rurais de Taubaté, que carecem de recuperação.

Eles integraram a mesa de trabalhos, que também contou com o prefeito de Natividade da Serra, João Batista de Carvalho, e os deputados Afonso Lobato (PV) e Carlinhos Almeida (PT). O público presente foi de aproximadamente 50 pessoas.

A questão ambiental

Participantes de diversas cidades do Vale do Paraíba abordaram a questão ambiental na audiência pública sobre o orçamento. Alcenir Palma, assessor do deputado Carlinhos Almeida (PT), sugeriu a realização de uma auditoria ambiental no rio Paraíba, que já conta com zoneamento minerário. Ele também pleiteou a extensão do Programa Alimenta São Paulo, bem como do Projeto Fábrica de Cultura ao Vale.

O presidente da Câmara de Natividade da Serra, Evail Santos, apontou que os municípios que cedem espaço para o plantio de eucaliptos (que serve apenas para atender as grandes indústrias) deveriam receber compensação financeira. O vereador também reivindicou o recapeamento da rodovia que liga seu município ao de Redenção da Serra. Evail destacou o problema ocorrido na represa da Cesp, em sua cidade, onde a erva daninha salvínia se alastrou, comprometendo o meio ambiente.

Cidades participantes

Vagner Costa, membro do Instituto Criança e Vida de Campos Jordão, lamentou a ausência dos vereadores de seu município, que, segundo ele, enfrenta muitos problemas. Ele ressaltou a crise da Santa Casa da cidade, que praticamente está fechando, e a alta criminalidade nos bairros periféricos do município.

Alex Torres, assessor do deputado Edmir Chedid (PFL), pediu a conclusão das obras de saneamento básico na cidade de São Luiz do Paraitinga e melhorias nas estradas vicinais da região.

O vereador Antoline, vice-presidente da Câmara de Guaratinguetá, sugeriu a recuperação da estrada que liga sua cidade à Via Dutra e o asfaltamento do acostamento da SP-66, no trecho de Roseira a Cruzeiro.

Representando Pindamonhangaba, o vereador José Carlos Cal solicitou mais um curso para a Fatec de sua cidade, o de técnico-agrícola. Também reivindicou o asfaltamento dos conjuntos habitacionais da CDHU, Arco-íris e Cícero Prado, a duplicação da SP-62 e a pavimentação do trecho de 5 km da Estrada do Atanásio, que liga os distritos de Moreira César e Industrial.

O vereador Paulo Cândido, de São Bento do Sapucaí, quer a pavimentação da SP-162-50, estrada João Furquim, que liga o município a Santo Antonio do Pinhal.

Reivindicações de Taubaté

Programa Bom-Prato em Taubaté. Este foi o pedido do vereador local, Henrique Nunes. Unidade da Fatec e verbas para a despoluição do córrego do Judeu, no bairro Emecal, foram os pleitos do vereador Jefferson Campos, de Taubaté.

A vereadora Maria Gorete pediu a implantação de infra-estrutura completa para o IML de Taubaté. "Não queremos apenas um posto avançado." Ela também abordou a deficiência no atendimento do Iamspe. "A unidade do instituto em Taubaté recebe verba de apenas R$ 100 mil por ano", citou a vereadora, que também quer recursos para o Asilo São Francisco, que atende idosos.

Valentim Aparecido, diretor do Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, solicitou a complementação dos equipamentos necessários ao hospital.

A criação de um Conselho de Segurança rural e mais verbas para a educação foram as propostas de Benedito Machado, assessor da vereadora de Taubaté, Polyana Gama. Já o assessor do vereador Ângelo Filippino, Sérgio Ricardo, sugeriu a criação de um parque e de um velódromo na área anexa à Casa de Custódia de Taubaté, além da implantação de uma Delegacia do Idoso.

Conclusões

Os deputados Carlinhos Almeida (PT) e Afonso Lobato (PV) fizeram um resumo dos problemas apresentados. "A única possibilidade de atender essas reivindicações é regionalizar o orçamento", disse Carlinhos. Para Lobato, a população paga o imposto e tem o direito de decidir onde aplicar o dinheiro público. "Hoje, colhemos elementos suficientes para melhor investir nesta região", disse Lobato.

alesp