Parlamento Jovem incentiva estudante a seguir carreira política


26/09/2003 19:48

Compartilhar:

Diego José de Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/parlamentojovem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Depois de participar do Parlamento Jovem em duas edições seguidas (2000 e 200l), com projetos voltados para a área de segurança pública, Diego José de Freitas, 17 anos, de Itatiba, se prepara para apresentar, em 2003, propostas na área de educação política e requalificação profissional no Estado de São Paulo.

A experiência adquirida com a participação nas duas edições do evento tornou mais claros os objetivos a serem alcançados pelo jovem: "Pretendo seguir a carreira política, com especialização em sociologia e relações internacionais", afirma.

Até o engajamento na vida comunitária adquiriu dimensão nova para o estudante. "Como membro do Parlamento Jovem, procuro promover sempre encontros entre jovens, que, como eu, têm interesse em participar ativamente dos assuntos da comunidade", relata. Hoje, Diego pensa a política como "a forma pela qual o homem se organiza como ser social, com constante e permanente comunicação com outros iguais. A política faz o homem se achar e fixar-se enquanto cidadão pertencente a uma estrutura social. Política é o nome que o homem deu ao seu método de conhecer e formar seus direitos e deveres, isto é, ligar o trabalho de cada um ao espaço de cada um", ele ressalta

Mudança de vida

Leitor voraz, Diego costuma informar-se por meio da leitura de jornais, revistas e livros. Este ano, já leu Dom Casmurro, Quem comeu meu queijo?, História da riqueza do homem e Pai rico, pai pobre, entre outros.

Itatiba é classificada por ele como pólo industrial em franco desenvolvimento. "Nosso município passa por problemas angustiantes, como subemprego, falta de moradias adequadas, aumento de criminalidade, atendimento médico e social deficiente, entre outros característicos de um município em acelerado desenvolvimento", afirma.

Motivo de orgulho para a família, Diego declara que seus avós, imigrantes italianos, vêem nele a confirmação de que "a terra brasileira os acolheu com carinho, pois lá no plenário está o neto, desde tão jovem discutindo política e sendo tão adulto". O próprio Diego declara que "ser deputado-jovem é rever os conceitos, é ver a vida de uma hora para outra tornar-se pública. Com isso, tenho mais consciência da necessidade de manter limpeza de caráter e transparência de vida".

Projeto para 2003

O jovem está confiante que será reeleito deputado para o Parlamento Jovem 2003. Tanto que se esmerou na elaboração de seu projeto, que trata da criação de núcleos de capacitação e requalificação profissional e da educação política no Estado.

Ele explica como funcionará o projeto: "O governo do Estado, por meio de parcerias, proporcionará qualificação profissional aos jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho e a requalificação profissional para os trabalhadores que necessitam atualizar os conhecimentos básicos de gestão. Em princípio, através de palestras e aulas sobre as mais diversas disciplinas vinculadas à área administrativa. O projeto prevê a educação política nesses núcleos. Pretendo, dessa forma, conscientizar os trabalhadores sobre seus direitos e deveres, auxiliando-os a fixarem-se como cidadãos".

Cursando a 2ª série do ensino médio e 2º módulo do curso técnico em administração na E.T.E. Rosa Perrone Scavone, Diego afirma que há na biblioteca da escola manuais para inscrição no Parlamento Jovem. Segundo ele, já são rotineiras as discussões em sala de aula sobre os diversos assuntos abrangidos pelos partidos temáticos.

O jovem parlamentar se interessa, de maneira especial, pelo atual momento político, declarando que percebe um amadurecimento democrático do país. "Vivemos um momento único. A nação tem direitos e deveres, o futuro precisa ser decidido agora, por isso não podemos nos preocupar apenas com o Fome Zero, mas com projetos que nascerão a partir desse pequeno empurrão, como o analfabetismo zero, exploração da mão-de-obra infanto-juvenil zero, entre outros tantos, para elevar o brasileiro à categoria de cidadão feliz, pleno e realizado, lembrando sempre que o homem não vive só de pão, mas também de realizações e crescimento", ensina.

Participe

A 5ª edição do Parlamento Jovem, que neste ano vai receber alunos do ensino médio, acontece na Assembléia Legislativa, no dia 14 de novembro de 2003. As inscrições ficarão abertas até o dia 3 de outubro. Mais informações no site da Assembléia : www.al.sp.gov.br, no ícone Parlamento Jovem.

alesp