Parlamentar boliviano visita Assembléia em busca de parcerias comerciais
DA REDAÇÃO
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo (PSDB), recebeu nesta segunda-feira, 26/1, a visita do deputado nacional boliviano Andres Guzman (Movimento de Esquerda Revolucionária MIR-Nova Maioria) e presidente do Grupo Interparlamentar Boliviano Brasileiro, que reúne 67 deputados e senadores dos dois países.
Entre os objetivos do encontro está a intenção de implantar um Comitê Interparlamentar São Paulo - Bolívia, já que a capital paulista abriga mais de 250 mil imigrantes bolivianos. Neste sentido, Andres Guzman, que também está coordenando a implantação de Câmara de Comércio Brasil-Bolívia em São Paulo, formalizou convite para que Beraldo visite o Congresso Nacional da Bolívia, em La Paz. "É mais comum autoridades latino-americanas irem a Miami ou a Paris que a cidades como Lima e Buenos Aires. Precisamos nos olhar de frente porque temos características complementares, e somente unidos nos fortaleceremos para enfrentar os grandes blocos econômicos consolidados".
Parcerias comerciais - Guzman explicou que a Bolívia recebe dos Estados Unidos US$ 400 milhões em vantagens comerciais - a título de compensação econômica por conta do combate ao narcotráfico, já que o cultivo da folha de coca era a base da agricultura familiar no país. Disse que empresas brasileiras também poderiam participar do benefício utilizando a operação triangular. "A conclusão das manufaturas seria feita em território boliviano. No caso de roupas, por exemplo, os tecidos poderiam sair do Brasil já cortados. Em seu país receberiam acabamento e a etiqueta "Made in Bolivia".
Guzman também busca melhorar a imagem de seu país, ainda hoje muito associado à produção de cocaína. "A Bolívia, além de ter estar coibindo duramente o cultivo das folhas da coca foi a primeira economia latino-americana a se livrar da hiperinflação, que na década de 80 chegou a 36% ao mês. Queremos, sim, ser vistos como um país exportador de gás natural, matriz energética que se destaca por não ser poluente".
Andres Guzman visitou o Palácio 9 de Julho acompanhado por sua assessora de comunicação, Cláudia Tolledo, pelo diretor executivo do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico de São Paulo, José Titoneli, e do superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa, Emanuel von Lauenstein Massarani. Impressionado pela qualidade do Acervo Artístico da Casa, o parlamentar prometeu doar, ainda na próxima semana, obras de dois conhecidos artistas para representar a cultura boliviana na Assembléia.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações