Parlamentar boliviano visita Assembléia em busca de parcerias comerciais


26/01/2004 20:37

Compartilhar:

Andres Guzman, deputado nacional boliviano e deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/depboliviab.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo (PSDB), recebeu nesta segunda-feira, 26/1, a visita do deputado nacional boliviano Andres Guzman (Movimento de Esquerda Revolucionária MIR-Nova Maioria) e presidente do Grupo Interparlamentar Boliviano Brasileiro, que reúne 67 deputados e senadores dos dois países.

Entre os objetivos do encontro está a intenção de implantar um Comitê Interparlamentar São Paulo - Bolívia, já que a capital paulista abriga mais de 250 mil imigrantes bolivianos. Neste sentido, Andres Guzman, que também está coordenando a implantação de Câmara de Comércio Brasil-Bolívia em São Paulo, formalizou convite para que Beraldo visite o Congresso Nacional da Bolívia, em La Paz. "É mais comum autoridades latino-americanas irem a Miami ou a Paris que a cidades como Lima e Buenos Aires. Precisamos nos olhar de frente porque temos características complementares, e somente unidos nos fortaleceremos para enfrentar os grandes blocos econômicos consolidados".

Parcerias comerciais - Guzman explicou que a Bolívia recebe dos Estados Unidos US$ 400 milhões em vantagens comerciais - a título de compensação econômica por conta do combate ao narcotráfico, já que o cultivo da folha de coca era a base da agricultura familiar no país. Disse que empresas brasileiras também poderiam participar do benefício utilizando a operação triangular. "A conclusão das manufaturas seria feita em território boliviano. No caso de roupas, por exemplo, os tecidos poderiam sair do Brasil já cortados. Em seu país receberiam acabamento e a etiqueta "Made in Bolivia".

Guzman também busca melhorar a imagem de seu país, ainda hoje muito associado à produção de cocaína. "A Bolívia, além de ter estar coibindo duramente o cultivo das folhas da coca foi a primeira economia latino-americana a se livrar da hiperinflação, que na década de 80 chegou a 36% ao mês. Queremos, sim, ser vistos como um país exportador de gás natural, matriz energética que se destaca por não ser poluente".

Andres Guzman visitou o Palácio 9 de Julho acompanhado por sua assessora de comunicação, Cláudia Tolledo, pelo diretor executivo do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico de São Paulo, José Titoneli, e do superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa, Emanuel von Lauenstein Massarani. Impressionado pela qualidade do Acervo Artístico da Casa, o parlamentar prometeu doar, ainda na próxima semana, obras de dois conhecidos artistas para representar a cultura boliviana na Assembléia.

alesp