Frente Parlamentar recebe Martina Chissano, filha do presidente de Moçambique


08/10/2003 21:28

Compartilhar:

Parlamentares paulistas recebem Martina Chissano (ao centro) filha do presidente de Moçambique, Joaquim Chissano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Mocambique81003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Martina Chissano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Martina Chissano01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria da Liderança do PT

A Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial recebeu na Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira, 8/10, Martina Chissano, filha do presidente de Moçambique, Joaquim Chissano.

Martina elogiou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de introduzir a história da África no currículo das escolas públicas brasileiras. "Em Moçambique, temos muito mais informações sobre o Brasil do que os brasileiros têm a respeito não só do nosso país, mas do continente afircano como um todo", observou a jovem, que está no Brasil para estudar Arquitetura, no Paraná.

"A Frente tem como objetivo discutir políticas públicas de inclusão social. A viagem que o presidente Lula fará em breve para a África é importante marco para estreitarmos os laços com aquele continente e abrirmos o debate", afirmou Sebastião Arcanjo (Tiãozinho).

Marcelo Cândido ressaltou que "o Brasil tem uma dívida enorme com os excluídos, principalmente os afro-descendentes, que são a maioria". O deputado presenteou Martina com um exemplar da edição desta semana da revista Carta Capital, que analisa as conseqüências da concentração de renda no Brasil. "A capa é um retrato acabado da desigualdade: um jovem negro puxando um carinho com papelão em primeiro plano e automóveis de luxo ao fundo", explicou.

Simão Pedro citou Gilberto Freire: "Segundo o sociólogo, não só os europeus colonizaram o Brasil, mas também os africanos. Temos que valorizar esta herança, por mais que nossa elite branca tente renegá-la".

Beth Sahão, Ítalo Cardoso, Renato Simões, Roberto Felício e Vicente Cândido, do PT, Célia Leão (PSDB), Paulo Neme (PTB) e Nivaldo Santana (PCdoB) também participaram do encontro, assim como representantes da ONG Fala Preta, do site Católicanet e do Grupo de Negros e Políticas Públicas, formado por funcionários da Assembléia.

imprensa@ptaslesp.cpm.br

alesp