Notas de Plenário Jovem 6


24/11/2006 19:41

Compartilhar:

Antonio Carlos Gomes Pereira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Antonio Carlos Pereira0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Letícia Maria Duarte Meira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Leticia Meira0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luís Felipe da Silva Marques<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Luis Marques0001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bárbara Caroline Silva da Costa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Barbara Costa0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ambulatórios na escola

Aluna da 6ª série na EE Dr. Lélio Toledo Piza, de Tupã, Letícia Maria Duarte Meira (Partido da Saúde), de 12 anos, considera que a saúde no país está muito ruim. Ela citou como exemplo o problema das drogas e a grande quantidade de casos de crianças obesas. Letícia foi incentivada a participar do Parlamento Jovem pelo professor Geraldo, de História, e pretende ser médica pediatra.

Seu projeto (PL 86) propõe a criação de ambulatórios em todas as escolas públicas do Estado e objetiva orientar a comunidade escolar para que se alimente adequadamente. O ambulatório tratará também dos casos de obesidade infantil, diabetes, hipertensão, AIDS, doenças sexualmente transmissíveis e dependência de drogas, além de instruir sobre conceitos elementares de higiene.

Escolas com mais de mil alunos devem ter enfermaria

Vendo que muitos colegas seus perdiam provas porque estavam com dor de cabeça ou de barriga, Bárbara Caroline Silva da Costa (Partido da Saúde) apresentou no PL 80 a idéia de instalar enfermarias nas escolas estaduais e municipais. Bárbara tem 12 anos e é aluna da 6ª série na EE Dinah Lúcia Balestrero, de Brotas, e foi incentivada pela professora Geralda, de História, a participar do Parlamento Jovem. Integrante do grupo de teatro Traquinas em Cena, Bárbara pretende ser atriz profissional. Em seu projeto de lei, caberá à Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Secretaria da Educação, a seleção de dois profissionais da saúde para trabalhar nas escolas com mais de mil alunos. O profissional deverá apenas prestar os primeiros socorros e, caso seja necessário, encaminhar o paciente ao hospital mais próximo.

Sistema Móvel de Saúde

Estudante da Fundação Bradesco, em Marília, Antonio Carlos Gomes Pereira (Partido da Saúde) gosta muito de política e quer ser advogado. Atuando na comunidade como vereador pelo Projeto Mirim, Antonio Carlos foi incentivado a participar do Parlamento Jovem por suas professoras Ana Amélia, de História, e Janaina, de Português. Seu projeto de lei (PL 79) cria o Sistema Móvel de Saúde em municípios com mais de 200 mil habitantes, com atendimento gratuito e ligado ao SUS. Antonio Carlos explicou que este atendimento será feito por paramédicos e quintanistas de medicina, mediante parcerias feitas com universidades.

Criação de taxa poderá inibir a queima da palha de cana

O 1º secretário do Parlamento Jovem, Luís Felipe da Silva Marques (Partido da Saúde), é autor do PL 87, que propõe a criação de uma taxa de compensação por prejuízos causados pela queima de palha de cana-de-açúcar. Ele defendeu a necessidade de aprovação de seu projeto afirmando que a queima da cana causa prejuízos à população e aos recursos hídricos. Luís Felipe, de 15 anos, estuda no Colégio Bento Benedini e pretende ser advogado. Ele contou que seu pai, que é professor de Educação Física e gerente de cinema de Ribeirão Preto, foi quem o ajudou no projeto da taxação, que será revertida em recursos à saúde pública (70%) e em subsídios para as contas de água dos munícipes (30%).

alesp