Trabalhadores portuários anistiados são reintegrados


12/08/2009 19:46

Compartilhar:

Maria Lúcia Prandi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/PRANDIPORTUARIOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) comemorou a notícia de que trinta trabalhadores portuários anistiados conquistaram o direito de serem reintegrados à Codesp. "É uma vitória contra o arbítrio", enfatiza Prandi. Ao mesmo tempo, a parlamentar afirma que a luta continua, porque ainda há um contingente de cerca de 400 portuários à espera do benefício.

"É uma luta de mais de 15 anos, desde a época em que eu era vereadora. A reintegração desse grupo renova os ânimos para prosseguir na luta, até que todos possam reassumir seus postos de trabalho", afirma a deputada.

O retorno dos 30 portuários ao trabalho foi autorizado por uma portaria do ministro Paulo Bernardo, titular da pasta do Planejamento, Orçamento e Gestão. Todos foram demitidos no Governo Collor, entre 1990 e 1992, e anistiados posteriormente, por força da Lei 8.878/94.

Há menos de um mês, a deputada Prandi havia encaminhado ofício ao presidente da Comissão Especial Interministerial de Anistia (CEIA), Idel Profeta, indagando sobre o andamento dos processos. "Entre outros pontos, questionei especificamente sobre esse grupo que dependia da portaria ministerial para voltar ao trabalho", enfatiza a deputada Prandi. "A resposta foi a melhor que poderíamos esperar", afirma. OT



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp