Redução e isenção de tarifas de pedágio para ônibus da RMC


26/08/2011 10:54

Compartilhar:

Diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, e Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/CHEDIDRMC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) realizou audiência pública para discutir o processo de concessão do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Região Metropolitana de Campinas. O evento contou com a presença do presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado Edmir Chedid (DEM), autoridades políticas e empresários do setor.

A concessão compreenderá os serviços de operação e de melhorias do sistema regular, composto por ônibus coletivos, seletivos e especiais. Prevê, ainda, a operação, conservação e manutenção da infraestrutura implantada pelo governo do Estado e aquela a ser desenvolvida (como a implantação e operação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Metropolitana).

Edmir Chedid ponderou sobre o modelo de proposta de concessão, na qual o vencedor da concessão deverá constituir-se em Sociedade de Propósito Específico. "Isso me chamou a atenção, pois uma única empresa vai operar todo o sistema; não podemos aceitar que o Estado torne-se refém de um monopólio. Acredito que o consórcio seja a maneira mais adequada à realidade regional", destacou.

Na ocasião, Edmir Chedid também demonstrou sua preocupação quanto às tarifas que serão praticadas ao consumidor. "É preciso que o serviço seja desonerado com a redução da taxa de manutenção, impostos estaduais que incidem sobre o valor da passagem e, principalmente, com a isenção de pedágio aos ônibus da Região Metropolitana de Campinas", completou o parlamentar.



echedid@al.sp.gov.br

alesp