Ato solene para marcar o Dia Internacional da Mulher


07/03/2008 20:55

Compartilhar:

Vera Soares, Sebastião Cardoso, Arlene Montanari, Cido Sério, Juvandia Moreira, Maria da Glória Abdo, Paulo Salvador e Rosane Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CIDO SERIO MULHER mmy (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CIDO SERIO MULHER GERAL mmy (13).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Cido Sério (PT) e com o apoio da bancada petista, foi realizado no Auditório Teotônio Vilela ato solene para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher.

O evento contou com a presença de várias personalidades quando foram tratados vários temas, como a presença e o comportamento da mulher no sistema prisional. Foi citado que a mulher raramente abandona um marido apenado, enquanto o inverso é muito comum.

Problemas no ambiente de trabalho também foram apresentados. Foi lembrado que, ainda nos dias de hoje, as mulheres sofrem assédio e prejuízo na carreira e em promoções pelo fato de serem mães.

O preconceito também aflige a mulher, sobretudo, a mulher idosa. Foi apontado que a mulher deve assumir a própria idade, de forma que isso se transforme em conquista.



História

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Em 1910, numa conferência na Dinamarca, o 8 de março foi escolhido para homenagear essas e todas as mulheres.

alesp