Independência da Índia será comemorada com inauguração da estátua de Gandhi

(com fotos)
14/08/2002 20:40

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Por ocasião do 55º aniversário da independência da Índia, a Assembléia Legislativa de São Paulo, em parceira com a Associação Palas Athena, celebra na manhã desta quinta-feira, 15/8, na Praça Túlio Fontoura, a inauguração do Espaço Gandhi, ocasião em que será entregue a estátua de Mahatma Gandhi - líder pacifista indiano que defendia a luta pelos direitos do povo indiano através da não-violência e um dos responsáveis pela Independência da Índia, em 1947.

O evento, que conta com o apoio da Unesco, do Consulado Geral da Índia, da Administração Regional da Vila Mariana - que doou o terreno para a construção do Espaço - e da Assembléia Legislativa, será prestigiado pelo embaixador da Índia no Brasil, Amitava Tripathi, pelo cônsul geral da Índia em São Paulo, Deepak Bhojwani, e pelo superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa, Emanuel Von Lauensteins Massarani, que ressaltou a grandeza da iniciativa: "Nesse espaço serão realizados eventos ligados à paz, ideal muito defendido por Gandhi, um dos símbolo da resistência pela não-violência".

Oferecida pelo governo daquele país à Cidade de São Paulo, a obra, esculpida em bronze, é de autoria de Gautam Pal, um dos mais importantes artistas da sua época.

Acervo da Assembléia

O painel Flamboyant passou a compor a partir desta quarta-feira, 14/8, o acervo artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A obra, que ficará exposta na entrada do Café dos Deputados, foi doada pelo artista plástico, arquiteto e professor de arte, de história da arte e estética Valério Dias, de Ribeirão Preto.

De acordo com Dias, o painel - que mede 2 metros x 1,60 metros - faz parte da sua atual fase: a árvore na paisagem brasileira. Para Emanuel Von Lauensteins Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural do Palácio 9 de Julho, "as árvores floridas na paisagem recebem, de Valério Dias, um tratamento cromático com uma luminosidade marcante e uma profundidade espacial bem definida".

Valério Dias participou de diversas semanas de arquitetura e do 2º Congresso Cidades do Futuro, em São Paulo. Iniciou-se no campo das artes em 1982, na Mostra de Artes Plásticas de Ribeirão Preto. Participou de exposição no Saguão do Teatro Municipal e na Biblioteca Mário de Andrade, em Araraquara. Sua primeira apresentação em São Paulo foi no Espaço Cultural Chap Chap, em 1986. Já expôs seus trabalhos em várias cidades brasileiras e suas obras podem ser apreciadas em coleções particulares da França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Japão, Portugal, México, Dinamarca e Holanda.

Oferecida pelo governo daquele país, a estátua, confeccionada em bronze, é do artista Gautam Pal

alesp