Fechamento de hipermercados aos domingos e feriados


26/08/2005 12:20

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vicente Cândido

O projeto de lei de fechamento das grandes redes de hipermercados aos domingos e feriados, aprovado na quarta-feira, 17/8, de acordo com o deputado Vicente Cândido (PT) tem recebido o apoio de diversas lideranças do comércio, tanto patronais quanto de trabalhadores. "A regulamentação da concorrência entre grandes e pequenos comerciantes é uma preocupação internacional. No Brasil, principalmente, é fundamental que haja essa disciplina, para criar uma sobrevida à micro e pequena empresa", sintetizou Manuel Ramos, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes do Estado de São Paulo.

A iniciativa do deputado Vicente Cândido foi amplamente debatida com o setor e visa fortalecer o comércio nos bairros, através de medidas regulamentadoras da concorrência desigual entre grandes e pequenos varejistas. "Pesquisas mostram que para cada emprego criado nas grandes redes perdem-se quatro vagas no pequeno comércio. Com o fechamento dos hipermercados aos domingos e feriados, certamente haverá um aquecimento do pequeno comércio nos bairros, o que significa novas vagas para trabalhadores e melhor distribuição de renda", afirma Vicente Cândido.

A aprovação da proposta pelos deputados, segundo Cândido, significou um grande alento para os micros, pequenos e médios comerciantes. Dirigentes de entidades da categoria lembram que antes da abertura dos supermercados aos domingos e feriados, há cerca de 10 anos, o movimento nas padarias, açougues e mercadinhos de bairro dobravam nesses dias.

O projeto de lei será encaminhado agora para o Governador Geraldo Alckmin, que terá 15 dias para sansioná-lo ou vetá-lo.

vcandido@al.sp.gov.br

alesp